Educação inclusiva: revisitando práticas e trajetórias na escola

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Autores

  • Jucélia Linhares Granemann UFMS
  • Josefa Aparecida Gonçalves Gricoli UCDB

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.598

Resumo

Este estudo retrata uma análise em que foram examinadas as trajetórias, evoluções e dificuldades de cinco escolas estaduais, consideradas bem-sucedidas na proposta de inclusão de alunos com deficiências no ensino regular em Campo Grande/MS. O referido trabalho foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com quarenta profissionais (professores, diretores, coordenadores, técnicos, coordenadores da Unidade de Inclusão, hoje Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, órgão este pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED) e dez pais. As entrevistas foram todas transcritas na íntegra e trabalhadas mediante análise de conteúdo, identificando-se duas grandes categorias: fatores que dificultam e fatores que favorecem o processo inclusivo. Tais informações associaram-se a demais dados provenientes de observações do ambiente, de situações ocorridas e de análise documental, formando uma análise mais global do processo, bem como podendo levantar encaminhamentos sugestivos às demais escolas e instituições interessadas.

 

Palavras-chave: Inclusão. Escola. Aluno com deficiência.

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Publicado

17-10-2011

Como Citar

Linhares Granemann, J., & Gonçalves Gricoli, J. A. (2011). Educação inclusiva: revisitando práticas e trajetórias na escola. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(5), 131–139. https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.598