Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita

Olhares plurais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, WhatsApp, Letramentos, Multiletramentos

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica com alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais. Com o objetivo geral de analisar as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção de leituraescrita no espaço digital, os alunos do 5º ano, que dispunham de aparelho celular, foram convidados a participar de um grupo no WhatsApp, na perspectiva de refletir e construir argumentos orais ou escritos sobre aspectos socioeconômicos e educacionais da localidade. A pesquisa netnográfica, de natureza qualitativo-colaborativa, toma como mota para discussão e reflexão a seguinte questão-problema: quais as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção da leituraescrita no espaço digital? A pesquisa conecta as (con)vivências do campo empírico com a concepção de autores que discutem letramentos, multiletramentos, integração das tecnologias digitais e WhatsApp à prática pedagógica. O estudo leva à compreensão de que a integração das tecnologias digitais ao fazer docente contribui para produção de práticas sociais de leituraescrita tecidas por múltiplas linguagens e o WhatsApp se constitui como espaço digital que favorece a produção colaborativa, o que contribui para interseccionar as vivências do mundo digital com a realidade escolar.

Biografia do Autor

Sidmar da Silva Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Pedagogia e Especialista em Alfabetização e Letramento Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade do Sertão Baiano (FASB). Especialista em Educação do Campo e em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Grupo de Pesquisa intitulado Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). É professor da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Monte Santo-BA e desenvolve estudos e pesquisas sobre educação, alfabetização, letramentos e formação continuada de professor. 

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Oliveira, S. da S. (2023). Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita: Olhares plurais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980