Tecnologias digitais, WhatsApp e leitura escrita
Olhares plurais
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5980Palavras-chave:
Tecnologias digitais, WhatsApp, Letramentos, MultiletramentosResumo
Este texto apresenta reflexões sobre a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica com alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais. Com o objetivo geral de analisar as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção de leituraescrita no espaço digital, os alunos do 5º ano, que dispunham de aparelho celular, foram convidados a participar de um grupo no WhatsApp, na perspectiva de refletir e construir argumentos orais ou escritos sobre aspectos socioeconômicos e educacionais da localidade. A pesquisa netnográfica, de natureza qualitativo-colaborativa, toma como mota para discussão e reflexão a seguinte questão-problema: quais as contribuições do WhatsApp à prática pedagógica para promoção da leituraescrita no espaço digital? A pesquisa conecta as (con)vivências do campo empírico com a concepção de autores que discutem letramentos, multiletramentos, integração das tecnologias digitais e WhatsApp à prática pedagógica. O estudo leva à compreensão de que a integração das tecnologias digitais ao fazer docente contribui para produção de práticas sociais de leituraescrita tecidas por múltiplas linguagens e o WhatsApp se constitui como espaço digital que favorece a produção colaborativa, o que contribui para interseccionar as vivências do mundo digital com a realidade escolar.
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