A Escola Industrial de Natal (RN): uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v14i40.5982

Palavras-chave:

Escola Industrial de Natal, História da Educação, Civismo, Cultura Visual

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar como diferentes atividades cívicas e militares permeavam o cotidiano da Escola Industrial de Natal, no Rio Grande do Norte, no período situado entre 1945-1948. Os documentos analisados referem-se a um conjunto de fotografias salvaguardado no Arquivo Geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte do Campus Natal/RN. Metodologicamente, recorremos à análise fotográfica a partir daos Estudos Visuais, fundamentados em Maria Eliza Linhares Borges (2003) e Ana Maria Guash (2005). O estudo fundamenta-se na História Cultural, tomando conceitos de Roger Chartier (2002), Peter Burke (2005) e Sandra Pesavento (2008), inserindo-se na História da Educação, recorrendo a Escolano Benito (2017) e Maria Stephanou e Maria helena Camara Bastos (2005). Os resultados apontam para a presença das atividades cívicas em diferentes momentos, como em desfiles, datas cívicas e nas formaturas dos cursos, utilizando-se de diferentes símbolos que remetem ao patriotismo, impondo padrões e comportamentos nos alunos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de História/CERES

Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de História do CERES. Doutor em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa "Sociedade Ciência e Arte" e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição.

Rafael de Souza Pinheiro, Universidade de Caxias do Sul-UCS/ Mestrando

Mestrando em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul-UCS. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Hass da Silva, E. C., & Pinheiro, R. de S. (2023). A Escola Industrial de Natal (RN): uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40). https://doi.org/10.26514/inter.v14i40.5982