A Escola Industrial de Natal (RN)

uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5982

Palavras-chave:

Escola Industrial de Natal, História da Educação, Civismo, Cultura Visual

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar como diferentes atividades cívicas e militares permeavam o cotidiano da Escola Industrial de Natal, no Rio Grande do Norte, no período situado entre 1945-1948. Os documentos analisados referem-se a um conjunto de fotografias salvaguardado no Arquivo Geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte do Campus Natal/RN. Metodologicamente, recorremos à análise fotográfica a partir daos Estudos Visuais, fundamentados em Maria Eliza Linhares Borges (2003) e Ana Maria Guash (2005). O estudo fundamenta-se na História Cultural, tomando conceitos de Roger Chartier (2002), Peter Burke (2005) e Sandra Pesavento (2008), inserindo-se na História da Educação, recorrendo a Escolano Benito (2017) e Maria Stephanou e Maria helena Camara Bastos (2005). Os resultados apontam para a presença das atividades cívicas em diferentes momentos, como em desfiles, datas cívicas e nas formaturas dos cursos, utilizando-se de diferentes símbolos que remetem ao patriotismo, impondo padrões e comportamentos nos alunos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Curso de Turismo/FELCS

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Rafael de Souza Pinheiro, Universidade de Caxias do Sul-UCS/ Mestrando

Mestrando em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Caxias do Sul-UCS. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM).

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Hass da Silva, E. C., & Pinheiro, R. de S. (2023). A Escola Industrial de Natal (RN): uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 228–245. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5982