Autorregulação e Escrita: Percepções e habilidades de alunos do 5º ano

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DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5983

Palavras-chave:

letramento. produção de texto. ensino fundamental.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa que analisou crenças e habilidades de escrita de textos narrativos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que podem ser beneficiadas pelo uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem. A investigação apoia-se na Teoria Social Cognitiva que embasa os constructos da autorregulação da aprendizagem e configura-se como estudo de caso com análise empírica quanti-qualitativa. Como procedimentos metodológicos foram adotados: produção de texto diagnóstico, Questionário de Identificação de Estratégias de Escrita; e observações em sala de aula.  Para a análise quali-quantitativa dos dados fez-se utilização de tratamento estatístico e análise de conteúdo, segundo Bardin (2005). Os resultados apontaram que os alunos não gerenciam sua aprendizagem e não fazem usos de estratégias que poderiam beneficiar sua escrita e, consequentemente, afetar a qualidade do texto. Mostraram também que os participantes acreditam estarem construindo bons textos. Os dados coletados ratificam a literatura que aponta a importância de se promover a autorregulação da aprendizagem em contexto escolar.

Biografia do Autor

Ariete Alves de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação da Puc-Campinas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

 

Jussara Cristina Barboza Tortella, Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas

Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas.

Doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp

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Publicado

20-08-2024

Como Citar

Andrade, A. A. de, & Tortella, J. C. B. (2024). Autorregulação e Escrita: Percepções e habilidades de alunos do 5º ano. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 365–385. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5983

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