Olhares sobre o outro: impactos na inclusão de alunos com deficiência
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5996Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão educacional, AprendizagemResumo
O texto busca tensionar pensamentos hegemônicos que sinalizam a incapacidade de sujeitos com deficiência de aprenderem nas escolas comuns. Problematiza essa linha de análise a partir de diálogos com as teorizações de Boaventura de Sousa Santos e com um estudo realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental que conta com a matrícula de alunos público alvo da Educação Especial. Configura se como desdobramento da pesquisa intitulada Observatório Nacional de Educação Especial: um estudo em rede sobre o funcionamento das salas de recursos multifuncionais, realizado no ano de 2015. A investigação na escola se efetivou por meio de observação e formação em contexto, fundamentando se em pressupostos da pesquisa ação colaborativo crítica. Como resultado, destaca a necessidade de não reduzir o sujeito a limitações/impossibilidades, apostar na educabilidade humana e compreender o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Conclui que há um longo caminho a ser percorrido para que os diferentes modos de existência venham a ser assumidos como potência de aprendizagem e de produção de experiências e de conhecimento, convidando a pensar a igualdade na diferença, de modo a garantir o direito à participação de todos nos processos de ensino
aprendizagem.
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