Os docentes leigos da zona rural em Pernambuco: um estudo de suas representações sociais
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https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.601Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a representação social de docentes leigos que trabalhavam no magistério do ensino fundamental numa área rural de Pernambuco. O objetivo foi conhecer a identidade social desses professores para que certos aspectos referentes a seu Eu profissional viessem a ser revelados, porquanto eles exerceram o magistério antes da obtenção da qualificação necessária para tal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas feitas com um grupo de docentes leigos qualificados. A análise das verbalizações revelou aspectos de sua identidade social e profissional que é constituída quando ainda na qualidade de alunos recebem atributos que lhe são conferidos pelos outros de seu mundo social, elegendo-os como sujeitos capazes de exercer com sucesso a tarefa do magistério que lhes será confiada. No entanto, o professorado leigo só constitui uma autoimagem profissional positiva após o término do curso de qualificação para o magistério.
Palavras-chave: Representação Social. Docentes leigos. Identidades sociais e profissionais.
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