Da elaboração à implementação de políticas curriculares na/com a escola

possibilidades e desafios para consecução de projetos colaborativos

Visualizações: 90

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6025

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Proposta curricular, Escola

Resumo

O presente texto objetiva apresentar o movimento de formulação de uma Proposta Curricular a partir da concepção da escola como espaço de produção de políticas públicas e do princípio colaborativo, como fulcrais ao desenvolvimento deste projeto. Com base em uma pesquisa-ação crítico-colaborativa (PIMENTA, 2005), inspirou-se no ato democrático de construção curricular com os atores do espaço escolar, à luz das interlocuções com a Secretaria Municipal de Educação e Instituições de Ensino Superior, como possibilidade de engendramento de uma política curricular. Os subsídios teóricos, ancorados em Lopes (2004, 2006), Lopes e Macedo (2011), Ball (1994), Sacristán (2000) em consonância com os dados compartilhados neste texto, assinalam a imprescindibilidade de regulações ordenadoras do currículo em sociedades complexas, bem como resguardam às escolhas e o poder decisório, numa dimensão coletiva, como estratégias à reafirmação do papel da escola e de suas formas de participação nas políticas educacionais. Tais estratégias, configuradas como endógenas e exógenas, foram explicitadas na expectativa de ampliar o conhecimento do estudo e situá-lo no bojo da política em tela, como possibilidade de ter a escola como espaço para remodelamento de diferentes práticas curriculares. 


Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia

Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

 

Simone Dias Cerqueira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Mestre pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

ARRETCHE, Marta T. S. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre & CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, 2001.

AZEVEDO, J. L. de. A educação como política pública. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BALL, S. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, v. 9, n. 2, 1994, p. 171-182.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. V. 1. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOWE, R.; BALL, S. WITH GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, Jul/Dez. 2006, pp.33-52. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/lopes.pdf. Acesso em: 26/02/2021.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, Rio de Janeiro: Mai/Ago. 2004.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, jan./abr. 2006, p. 47-69.

PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf. Acesso em: 15/02/2021.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Editora Cortez, 2008

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

Soto, A. P. de O. M., Soares, M. T. N., & Oliveira, S. D. C. de. (2023). Da elaboração à implementação de políticas curriculares na/com a escola: possibilidades e desafios para consecução de projetos colaborativos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 246–265. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6025