Política pública de inclusão escolar
Contribuições da psicopedagogia
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026Palavras-chave:
Política pública, Transtorno de aprendizagem, Inclusão escolar, PsicopedagogiaResumo
O presente trabalho apresenta as contribuições da psicopedagogia na abordagem das ações de inclusão escolar como interface entre a escola e a clínica. Discute os transtornos de aprendizagem enquanto parte de uma identidade horizontal nos moldes propostos por Andrew Solomon e potencialidades apresentadas pela teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner. Traz a experiência de atuação em ambulatório pediátrico que recebe encaminhamento de queixas escolares, inicialmente apresentadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Belo Horizonte/MG e região metropolitana. Evidencia demandas surgidas na escola, relacionadas ao fracasso escolar e indisciplina, que abrangem a atenção primária em saúde, requerendo avaliação multidisciplinar mediada por profissional da psicopedagogia. Como metodologia discorre sobre um caso de atendimento a adolescente, escolhido por englobar várias particularidades do processo de superação das dificuldades escolares vinculadas a transtornos interferentes que culminam no sentimento de inadequação e busca por ajustamento e aceitação. Auxilia na exposição do psicopedagogo como profissional estratégico na condução das dificuldades escolares, identificação e caracterização dos diversos fatores interferentes na aprendizagem, capaz de auxiliar de forma assertiva as ações voltadas à política pública de inclusão escolar.Referências
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