Políticas neoliberais e expansão do ensino superior: desafios para a formação docente universitária
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6028Palavras-chave:
Ensino superior, Políticas Públicas, Formação Docente UniversitáriaResumo
O objetivo do texto é discutir a expansão do ensino superior e a formação dos professores universitários no contexto da sociedade brasileira, frente às políticas neoliberais. A metodologia pauta-se pela revisão bibliográfica e análise documental. Os documentos analisados são os Censos da Educação Superior de 2007 e 2018, os quais indicam crescimento no número de estudantes matriculados no nível superior de ensino e aumento do número de professores para lecionarem neste nível. O texto está organizado em dois tópicos. Primeiro, discute-se a conjuntura ideológica das políticas neoliberais, especialmente as consequências do Projeto Escola sem Partido (PL 7180/14) e da Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016/Novo Regime Fiscal. Em seguida, apresentam-se questões ligadas a heterogeneização e ao aumento do acesso estudantil às instituições de ensino superior e os desafios desse processo para a docência universitária. Destaca-se que a revisão de literatura foi desenvolvida com base na perspectiva teórica da Pedagogia Universitária e nos estudos de autores que discutem a democratização do ensino superior no Brasil. De modo preliminar, os resultados demonstram que o aumento do acesso estudantil ao ensino superior traz desafios à atuação docente na universidade e implica na efetivação de ações de formação docente continuada.Referências
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