A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais

Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042

Palavras-chave:

Estado, Neoliberalismo, Plano Nacional de Educação, Formação de Professores

Resumo

Este artigo, fruto de pesquisas no âmbito Stricto sensu, discute a relação entre Estado, políticas públicas educacionais e neoliberalismo. Utilizando como exemplo as Metas do Plano Nacional de Educação (PNE / 2014–2024) para a Formação de Professores, o artigo procura mostrar que a submissão do Estado Democrático de Direito às bandeiras do neoliberalismo e a defesa de um Estado mínimo contradiz as razões de sua existência. Ao longo de duas seções temáticas o artigo problematiza a seguinte questão: afinal, em um país como o Brasil, onde ainda existe um imenso déficit social, incluindo nele a formação de professores, quais e de quem são as motivações para a defesa de um Estado mínimo, incapaz de garantir a estabilidade das expectativas dos agentes econômicos e dos atores sociais, em geral? Em suas considerações o artigo destaca seis ponderações decorrentes das questões refletidas ao longo do texto, que justificam a defesa de um Estado forte.

Biografia do Autor

Claudecir Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com Pós-doutorado em Educação Comparada pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Jessica Luana Casagrande , Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Mestranda em Educação na UFFS.

Lauren Pieta Canan, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Mestranda em Educação na UFFS.

Referências

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Dos Santos, C., Casagrande , J. L., & Pieta Canan, L. (2023). A vacilante relação do estado brasileiro com o neoliberalismo e suas implicações nas políticas públicas educacionais: Um olhar às metas do plano nacional de educação (PNE) para a formação de professores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6042