O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049

Palavras-chave:

Educação, PROEX, Avaliação da pós-graduação, Política Pública

Resumo

O artigo focaliza discussões sobre políticas públicas no âmbito da pós-graduação no Brasil. Para isso, privilegia análises sobre o Programa de Excelência Acadêmica – PROEX, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Nesse contexto, descreve-se a política pública PROEX, evidenciando o movimento de produção dos textos regulatórios e suas transformações ao longo de sua existência, analisa-se os dados de investimentos globais e os voltados para as áreas de Educação e Ensino. Por meio de pesquisa documental e dos postulados da abordagem do ciclo de políticas, buscou-se analisar as contribuições do PROEX para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação – PPGs considerados pela avaliação da CAPES na categoria de excelência. Conclui-se que o PROEX oferece contribuições importantes para a pós-graduação brasileira em termos de financiamento, especialmente, por possibilitar um espaço de certa flexibilidade para a atuação criativa dos atores sociais envolvidos na gestão. A descrição dos dados sinaliza a relevância de políticas públicas de longo prazo e a necessidade de acompanhamento e compreensão das repercussões geradas no processo e movimento de implementação das políticas

Biografia do Autor

Daniela Côco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa(2010) e mestrado em Bioquimica Agricola pela Universidade Federal de Viçosa(2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018 - Atual). Analista em Ciência e Tecnologia do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2015 - Atual). 

Livio Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Física (1974), Mestre (1977) e Doutor em Física (1982) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorados em Paris (1983-1985) e Amsterdam (1992). Desde 1998 é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem área de atuação na física experimental: implantação iônica, modificação de materiais por feixes iônicos; técnicas de análises físicas associadas a feixe de íons em estudos de diferentes tipos de materiais metálicos, semicondutores, biológicos, vegetais, e tecidos orgânicos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Exerceu diversos cargos de representação e administração na UFRGS, em agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério da Educação (MEC) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e na Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2007 recebeu o Prêmio FAPERGS/Copesul - Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia. Recebeu da Presidência da República do Brasil a Comenda (2006) e a Grã-Cruz (2009) da Ordem Nacional do Mérito Científico. Exerceu o cargo de Diretor de Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) de 2009 a 2015. Foi Diretor (2019-2020) da Casa do Brasil (CIUP) em Paris, França.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Côco, D., & Amaral, L. (2021). O PROEX/CAPES como política pública brasileira de pós-graduação. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 792–815. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6049