As práticas extensionistas na formação inicial e a autonomia docente
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6057Palavras-chave:
Palavras-chave, Políticas de Extensão Universitária, Grupos de Discussão, Formação de professores.Resumo
Este artigo trata de um recorte de pesquisa realizada em uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina, Brasil. Seu objetivo foi investigar as contribuições da experiência extensionista na formação docente inicial, à luz da política nacional de extensão e as novas diretrizes curriculares da área para o ensino superior. Os sujeitos da pesquisa, são professores da educação básica, egressos do curso de Licenciatura em Letras da referida instituição, que participaram durante seu periodo formativo, de dois programas de extensão relacionados à práticas educativas de leitura e da literatura infanto juvenil. A opção metodológica foi de ordem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de grupos de discussão, sendo posteriormente tratados de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo. A partir da análise dos dados, evidencia-se a perspectiva do papel da extensão acadêmica na formação inicial de professores da educação básica, dentre outras questões, também no desenvolvimento da autonomia docente.
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