Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062Palavras-chave:
Política Educacional, Avaliação Educacional, MetapesquisaResumo
O presente estudo apresenta resultados parciais de uma metapesquisa na qual foram analisadas as dissertações produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, focando trabalhos relacionados a avaliação educacional desenvolvidos através do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação de Pernambuco, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco – SEE/PE. Objetivamos compreender as principais tendências epistemológicas nas dissertações relacionadas a avaliação educacional moldada pelo PMGP/ME-PE, as quais foram apresentadas a programas de pós-graduação da UFPE. Como base teórica-metodológica adotamos o “Enfoque das Epistemologias da Política Educacional” - EEPE, desenvolvida por Tello (2012). Os resultados encontrados apontam que, apesar da emergência nos últimos anos de abordagens oriundas da linguística, apoiadas em teorias pós-estruturalistas, teorias pós-críticas e pós-modernas, essas perspectivas nem sempre apareceram de forma explícita nos trabalhos, sendo ainda bastante dominantes as abordagens teórico-metodológicas compreensivas e históricas, como o materialismo histórico-dialético ou teorias-metodológicas combinadas. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional carece de uma maior diversidade de olhares e discursos, bem como de procedimentos metodológicos mais abrangentes, que ofereçam outras concepções de Política Educacional, com comprometimento e sem abrir mão do rigor conceitual e epistemológico.
Referências
ATTENA. Repositório Digital da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/301/browse?type=subject&order=ASC&rpp=20&offset=20. Acesso em: 10 jan. 2021.
BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Educação & Sociedade, v.25, n.89, p.1105-1126, 25, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400002
BALL, S. J. “Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais”. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 78-99.
BACHELARD, G; DOS SANTOS ABREU, E. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto editora, 1996.
BAUER, A. Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da América. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, p. 315-344, 2010. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i228.576
BOURDIEU, P., CHAMBOREDON, J-C, PASSERON, J-C. A profissão de sociólogo:
preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
CRONBACH, L.J. Course improvement through evduation. Teachers CoIlege Reconfs, Columbia University. 1963 DOI: https://doi.org/10.1177/016146816306400802
CUNHA, K. Teoria do discurso e conceito de campo: categorias para análise das políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 265-293, 2016. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.008
DA SILVA, A. L., GOMES, A. M. Avaliação educacional : concepções e embares teóricos. Estud. Aval. Educ, v. 29, n. 71, p. 350–384, 2018. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/5048. Acesso em: 18 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048
FURTADO, C. S. do V. Bonificação Educacional em Pernambuco. Juiz de Fora: CAEd; FADEPE, 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3940
GOMES, A. M. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
GASPARELO, R., JEFFREY, D., & SCHNECKENBERG, M. Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 47, p. 237-252, 2018. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7877
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Tradução de Beth Honorato. Campinas: Unicamp, 2011.
JACOMINI, M. A.; SILVA, A. A. Pesquisas em políticas educacionais: questões epistemológicas e desafios à consolidação da área da Educação (2000-2010). Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 5, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64425
JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 4ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1986.
MAGUIRE, M.; BALL, S. J. Discursos da reforma educacional no Reino Unido e Estados Unidos e o trabalho dos professores. Práxis Educativa (Brasil), Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 97-104. 2007.
MAINARDES, J. A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230034, 2018a. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100227&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034
MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, [S.l.], v. 34, n. 72, p. 303-319, dec. 2018b. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59762. Acesso em: 27 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59762
MELO, D. V. Quando Vai Falar de IDEPE, Você Fala de Bônus”–As Influências do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) Nas Escolas Estaduais. 2015. 144 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, CE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
NASCIMENTO, K. T. F. A concepção de professores sobre a política de bonificação por resultado no estado de Pernambuco. 2015. 123 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, CE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
NASCIMENTO, T. F. C. L. Ensino médio integral ou integrado e a gestão por resultados: entre a mercadorização do ensino e a educação pública de qualidade. 2019. 205 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, CE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
PARREIRA, A.; DA SILVA, A. L. A lógica complexa da avaliação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, p. 367-388. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100015
SANTOS, M. L. S. Políticas de avaliação educacional no estado de Pernambuco: contra números, há argumentos. 2016. 206 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, CAA, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
SCRIVEN, M. The logic of evaluation: department of Psychology. Claremont: Claremont Graduate University. 2007. Disponível em: https://scholar.uwindsor.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1390&context=ossaarchive. Acesso em: 05 jan. 2021.
SCRIVEN, M. The methodology of evaiuation. In Stake, RI. (Ed.) - Cùniculum ewluorion. AERA monograph series on evalwiion nº 1. Chicago, Rand Mcndy, 1967.
STAKE, R.E. The countenance of educational evaluation. Teachers Coliege Remrd, 1967. DOI: https://doi.org/10.1177/016146816706800707
STUFFLEBEAM, D. Educational evaluation and decision-making. Itasca: Peacock, 1971.
SEE, S. D. Modernização de Gestão. Governo do Estado de Pernambuco. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&men=69. Acesso em: 02 jan. 2021.
SIEPE. Módulo XII – Políticas de responsabilização educacional. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento 2012. Disponível em: http://www.siepe.educacao.pe.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5979. Acesso em: 02 jan. 2021.
SILVA, A. M. A qualidade da educação na concepção de gestores escolares de Pernambuco: um estudo em escolas com índices elevados em avaliação. 2017. 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, CE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SILVA, J. F. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Mediação, 2012.
TELLO, C. G. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa (Brasil), Ponta Grossa, v. 7, n. 1, pp. 53-68, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/894/89423377004.pdf. Acesso em: 02 jan 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0003
TELLO, C. G; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, v. 10, n. 1, p. 153-178, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5898483. Acesso em: 02 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0007
TYLER, R.W. - General starement on evaiuation. Jowmlof Edumrionai Reseorch. 1942
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Disponível em: https://www.ufpe.br/ Acesso em: 10 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.