Tendências Epistemológicas em Estudos da Universidade Federal de Pernambuco sobre Políticas de Avaliação Educacional
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6062Palavras-chave:
Política Educacional, Avaliação Educacional, MetapesquisaResumo
O presente estudo apresenta resultados parciais de uma metapesquisa na qual foram analisadas as dissertações produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, focando trabalhos relacionados a avaliação educacional desenvolvidos através do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação de Pernambuco, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco – SEE/PE. Objetivamos compreender as principais tendências epistemológicas nas dissertações relacionadas a avaliação educacional moldada pelo PMGP/ME-PE, as quais foram apresentadas a programas de pós-graduação da UFPE. Como base teórica-metodológica adotamos o “Enfoque das Epistemologias da Política Educacional” - EEPE, desenvolvida por Tello (2012). Os resultados encontrados apontam que, apesar da emergência nos últimos anos de abordagens oriundas da linguística, apoiadas em teorias pós-estruturalistas, teorias pós-críticas e pós-modernas, essas perspectivas nem sempre apareceram de forma explícita nos trabalhos, sendo ainda bastante dominantes as abordagens teórico-metodológicas compreensivas e históricas, como o materialismo histórico-dialético ou teorias-metodológicas combinadas. Isso nos fez concluir que a pesquisa em Política Educacional carece de uma maior diversidade de olhares e discursos, bem como de procedimentos metodológicos mais abrangentes, que ofereçam outras concepções de Política Educacional, com comprometimento e sem abrir mão do rigor conceitual e epistemológico.
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