CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO

Visualizações: 92

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070

Palavras-chave:

Política educacional, Formação inicial docente, Ensino e aprendizagem, Prática educativa

Resumo

Este estudo abarca uma discussão sobre escolas de Educação Básica como espaços de formação docente e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como política educacional viabilizadora das ações formativas. Objetivou-se analisar o processo de tornar-se professor a partir de uma concepção de articulação teórico-prática, e refletir acerca das contribuições ocasionadas pela entrada dos licenciandos no interior da escola. Tomou-se o PIBID como suporte para discutir acerca das possíveis contribuições que este Programa poderia oferecer à formação de pedagogos e pedagogas. A pesquisa ocorreu a partir da realização de um subprojeto no campo da Alfabetização, envolvendo três escolas-campo, três professoras e vinte e quatro estudantes de um Curso de Pedagogia. Por meio de observação, relatórios escritos, fotografias, cadernos de campo e publicações de trabalhos científicos, constatou-se que houve uma gradativa e consistente contribuição do Programa na formação acadêmica, incidindo diretamente no aprendizado das crianças envolvidas no subprojeto, consequentemente, reverberou em práticas significativas nas/das escolas. Devido à expressiva contribuição que o PIBID oferece às instituições socioeducacionais, acredita-se ser coerente repensar e ampliar o investimento no Programa, para desencadear melhores condições de exercer as atividades pedagógicas e alcançar os objetivos propostos.

Biografia do Autor

MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Universidade Estácio de Sá - UNESA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na área de Métodos e Técnicas de Ensino, no Curso de Pedagogia. Pós-graduada em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias para os Anos Iniciais (UNEMAT); em Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   Mestra em Educação na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens,  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa Contextos Educativos da Infância (UNEMAT), Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres-MT. Tem experiência na Educação Superior e na Eduacação Básica. Estuda, principalmente, os temas: Formação Inicial e Continuada de professores, Alfabetização, Conteúdoss e Metodologias de Matemática para o Início da Escolarização, Representações Sociais.

Rosalva Pereira de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação Básica e Superior. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Pedagogia, nas áreas de Estrutura e Funcionamento do Ensino, Didática e Estágio Supervisionado. Estuda principalmente os seguintes temas: ciclos de formação humana, alfabetização, educação não formal e estágio curricular supervisionado em espaços não escolares.

Referências

BAUER, Martin W. & GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis-RJ, Vozes ,2010.

GARCÍA ALONSO, María Luisa. Inovação Curricular, Formação de Professores e Melhoria da escola – Uma abordagem reflexiva e reconstrutiva sobre a prática da inovação/formação (Vol. I e II). Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) – Universidade do Minho/Instituto de Estudos da Criança, Braga, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 24 março de 2021.

________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 24 março de 2021.

________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Decreto nº 7219, de 24 de junho de 2010. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Diário Oficial da União, 2010.

________. Relatório de Gestão da DEB/CAPES, 2009-2012. Disponível em: https://www1.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/1892014-relatorio-PIBID.pdf. Acesso em: 24 março de 2021.

________. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

________. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC/SEF, 1996.

________. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: Reunião Anual da ANPED, 27, Caxambu, 2004. Anais... Caxambu: ANPEd, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/inicio.htm>. Acesso em: 15 de abril 2020.

FELDEN, Eliane de Lourdes. Bases Conceituais e solo epistemológico. IN. FELDEN, Eliane de Lourdes. Aprendizagem no Ensino Superior: contribuições possíveis na formação de professores. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. p. 37 – 122.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FELÍCIO, H. M. S. Currículo e Emancipação: Redimensionamento de uma escola instituída em um contexto advindo do processo de desfavelização. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

GATTI, Bernadete Angelina. Barreto, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios / Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. – Brasília: UNESCO, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a Experiência e o Saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação, jan - abr, nº 019. São Paulo, Brasil, pp. 20-28.

MATO GROSSO. Universidade do Estado de Mato Grosso. Portaria GAB nº 45, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de Lee S. Shulman. In.: Educação, v.29, n.2, p.33-49, 2004. Santa Maria. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista.

MOITA, M. da. Percursos de formação e de transformação. In.: NOVOA António. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000, p. 111-140.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In.: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa/PORT: Dom Quixote, Ltda., 1995, p. 13-33.

________. Os professores e as histórias da sua vida. In NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Portugal: Editora Porto, 1992.

SANTOS, Boaventura Sousa. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1993.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Caderno Cenpec: São Paulo, v.4, n.2, p. 196-229. Dez. 2014.

LLINARES, Salvador; FERNÁNDEZ, Ceneida. Formación de professores de Matemáticas: relación entre teorias sobre el aprendizaje del professor y diseno de entornos de aprendizaje. IN: SILVA, Adelmo Carvalho da; CARVALHO, Mercedes; RÊGO, Rogéria Gaudencio. (Organizadores). Ensinar Matemática: Formação, Investigação e práticas docentes. Cuiabá: EdUFMT, 2012. p. 15 – 48.

PÉREZ GÓMEZ, A I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto alegre: ARTMED Editora, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

SANTANA, M. L. D. S., & Alencar, R. P. de. (2021). CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070