CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070

Palavras-chave:

Política educacional, Formação inicial docente, Ensino e aprendizagem, Prática educativa

Resumo

Este estudo abarca uma discussão sobre escolas de Educação Básica como espaços de formação docente e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como política educacional viabilizadora das ações formativas. Objetivou-se analisar o processo de tornar-se professor a partir de uma concepção de articulação teórico-prática, e refletir acerca das contribuições ocasionadas pela entrada dos licenciandos no interior da escola. Tomou-se o PIBID como suporte para discutir acerca das possíveis contribuições que este Programa poderia oferecer à formação de pedagogos e pedagogas. A pesquisa ocorreu a partir da realização de um subprojeto no campo da Alfabetização, envolvendo três escolas-campo, três professoras e vinte e quatro estudantes de um Curso de Pedagogia. Por meio de observação, relatórios escritos, fotografias, cadernos de campo e publicações de trabalhos científicos, constatou-se que houve uma gradativa e consistente contribuição do Programa na formação acadêmica, incidindo diretamente no aprendizado das crianças envolvidas no subprojeto, consequentemente, reverberou em práticas significativas nas/das escolas. Devido à expressiva contribuição que o PIBID oferece às instituições socioeducacionais, acredita-se ser coerente repensar e ampliar o investimento no Programa, para desencadear melhores condições de exercer as atividades pedagógicas e alcançar os objetivos propostos.

Biografia do Autor

MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Universidade Estácio de Sá - UNESA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na área de Métodos e Técnicas de Ensino, no Curso de Pedagogia. Pós-graduada em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias para os Anos Iniciais (UNEMAT); em Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   Mestra em Educação na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens,  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa Contextos Educativos da Infância (UNEMAT), Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres-MT. Tem experiência na Educação Superior e na Eduacação Básica. Estuda, principalmente, os temas: Formação Inicial e Continuada de professores, Alfabetização, Conteúdoss e Metodologias de Matemática para o Início da Escolarização, Representações Sociais.

Rosalva Pereira de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação Básica e Superior. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Pedagogia, nas áreas de Estrutura e Funcionamento do Ensino, Didática e Estágio Supervisionado. Estuda principalmente os seguintes temas: ciclos de formação humana, alfabetização, educação não formal e estágio curricular supervisionado em espaços não escolares.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

SANTANA, M. L. D. S., & Alencar, R. P. de. (2021). CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070