CONTEXTOS REAIS COMO ESPAÇOS INTERLOCUTORES DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O PAPEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NESSE CENÁRIO
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6070Palavras-chave:
Política educacional, Formação inicial docente, Ensino e aprendizagem, Prática educativaResumo
Este estudo abarca uma discussão sobre escolas de Educação Básica como espaços de formação docente e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como política educacional viabilizadora das ações formativas. Objetivou-se analisar o processo de tornar-se professor a partir de uma concepção de articulação teórico-prática, e refletir acerca das contribuições ocasionadas pela entrada dos licenciandos no interior da escola. Tomou-se o PIBID como suporte para discutir acerca das possíveis contribuições que este Programa poderia oferecer à formação de pedagogos e pedagogas. A pesquisa ocorreu a partir da realização de um subprojeto no campo da Alfabetização, envolvendo três escolas-campo, três professoras e vinte e quatro estudantes de um Curso de Pedagogia. Por meio de observação, relatórios escritos, fotografias, cadernos de campo e publicações de trabalhos científicos, constatou-se que houve uma gradativa e consistente contribuição do Programa na formação acadêmica, incidindo diretamente no aprendizado das crianças envolvidas no subprojeto, consequentemente, reverberou em práticas significativas nas/das escolas. Devido à expressiva contribuição que o PIBID oferece às instituições socioeducacionais, acredita-se ser coerente repensar e ampliar o investimento no Programa, para desencadear melhores condições de exercer as atividades pedagógicas e alcançar os objetivos propostos.
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