O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071

Palavras-chave:

Estado Ampliado. Empresariamento. Educação. Codinorp. Paraná.

Resumo

O estudo integra a pesquisa “Estado Ampliado e o empresariamento da educação pública no Brasil” que tem por referência o conceito marxista gramsciano de Estado Ampliado, para compreender a relação entre as diversas formas de dominação burguesa em sua fração empresarial e o Estado restrito. A pesquisa documental se apoia no levantamento e na análise das fontes para expor a tática político-administrativa do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) e da Secretaria Regional da Educação, vinculada à sua estrutura, bem como a atuação dos aparelhos privados de hegemonia empresariais e empresas de educação, na constituição das diferentes formas de empresariamento da educação pública. Objetiva-se explicar, compreender e analisar o modus operandi do denominado “Codinorp Educação”, em funcionamento no período de 2017 a 2020 na intermediação da venda e da oferta de produtos e serviços educacionais, geridos pelo Instituto para o Desenvolvimento Social, Ambiental, Cultural e Tecnológico Lótus, Instituto Lótus e parceiros. Conclui-se que as formas de generalização de um certo tipo de educação empresarial ganham contornos distintos e variados com a expansão dos arranjos locais, dentre eles o Consorciamento, destituindo os fins da educação pública.

Biografia do Autor

Adriana Medeiros Farias, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estado Ampliado e Hegemonias.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Farias, A. M. (2022). O empresariamento da educação pública: Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6071