Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074

Palavras-chave:

Contextos socioeducativos, Indicadores de Impacto, Mapeamento socioeducacional.

Resumo

O presente artigo, de cunho qualitativo, tem como objetivo revisitar a perspectiva socioeducativa e sua construção a partir das diferentes concepções e abordagens no cenário brasileiro atual. Para tal, estruturou-se a seguinte trajetória metodológica: (i) revisão bibliográfica e documental sobre dois conceitos específicos: - “projetos Socioeducativos + Brasil”; - “Impacto social de projetos + Brasil”; (ii) mapeamento de boas práticas que tenham como foco o impacto socioeducativo em diversos contextos no Brasil; (iii) relacionar os dados coletados nos itens (i) e (ii). Os dados coletados evidenciaram que os aspectos socioeducativos estão relacionados para além da escola e que perpassa a cooperação, a solidariedade, mas que mostram necessidades constantes de mediações, apontando a carência de estabelecer uma balisa entre o nível do que foi planejado e o que foi realizado na ação socioeducativa. A partir destas evidências, nas conclusões é apresentada uma lista de possíveis indicadores socioeducativos, com base nos seguintes pressupostos avaliativos: desenvolvimento social territorial, inclusão de direitos humanos, acesso a serviços e políticas públicas e sociais, acesso a informações e direitos sociais, redução de desigualdade, bens socialmente produzidos, produtos, trabalho de desenvolvimento socioeducativo, de emprego e renda, de formação profissional inicial e/ou continuada e/ou técnica formação política e cidadã.

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Publicado

02/11/2021

Como Citar

Wunsch, L. P., & Rocha, R. P. da. (2021). Indicadores de impacto nos contextos socioeducativos no Brasil. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 1091–1114. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.6074