A criação e instalação do Curso Normal Regional Princesa Isabel no Território Federal de Ponta Porã
Visualizações: 134DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6080Palavras-chave:
Território Federal de Ponta Porã, Instituições Escolares, Escola NormalResumo
O Território Federal de Ponta Porã, formado por sete municípios do estado de Mato Grosso, foi inaugurado em 1943 e funcionou até 1946. Este texto aborda, especialmente, o Curso Normal Regional Princesa Isabel, implantado nesse Território Federal. O objetivo geral é analisar o papel da educação no processo de nacionalização da fronteira do Brasil com o Paraguai durante o período varguista, discutindo o processo de criação e instalação desse Curso Normal Regional. As principais fontes utilizadas foram a legislação referente ao Território e outros documentos administrativos (relatórios dos governadores, da Divisão de Ensino e do Curso Normal Regional). Na visão governamental, as instituições escolares seriam importantes para o processo de nacionalização da fronteira, sob a perspectiva de rearticulação do capitalismo no país em bases nacionais. O Curso Normal Regional Princesa Isabel foi criado na capital Ponta Porã para sustentar a expansão do ensino primário, atendendo à demanda por profissionais na região.
Referências
ABRÚCIO, F. L. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (orgs.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.
ARAÚJO, J. C. S. As instituições escolares na primeira República: ou os projetos educativos em busca de hegemonia. In: NASCIMENTO, M. I. de M. et. al. (orgs.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 95-122.
ARRUDA, G. Os frutos da terra: os trabalhadores da Matte Larangeira. Londrina: EdUEL, 1997.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Diário do Poder Legislativo: Estados Unidos do Brasil, v. 2, n. 198, p. 9253-2972, dez. 1935. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD19DEZ1935.pdf#page=1. Acesso em: 10 abr. 2016.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao35093-10-novembro-1937-532849-publicacaooriginal-15246-pl.html. Acesso em: 10 abr. 2016.
BRASIL. Decreto-Lei nº 8.530, de 02 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: http://www2.camara.gov.br /legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: abril de 2016.
BRITO, S. H. A. de. Educação e Sociedade na Fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1954). 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
BRITO, S. H. A. de; RODRÍGUEZ, M. V.; BEZERRA, A. D’A. Marcos legais para a institucionalização da formação docente em Mato Grosso (1910-1970). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 177-197, jan./abr. 2017.
CANO, W. Desequilíbrio Regionais e Concentração Industrial no Brasil – 1930/1970, 1981. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1981.
CARVALHO, S. M. S. Chaco: encruzilhada de povos e “melting pot”cultural: suas relações com a bacia do Paraná e o Sul mato-grossense. In: CUNHA, M. C. da. História dos índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura; Fapesp, 1992. p. 457-474.
CASTRO, C. O. Gestão Maria Angélica de Castro: apropriação das idéias sobre a escola nova no Território Federal do Acre (1946/1951). 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
CENTENO, C. Educação e fronteira com o Paraguai na historiografia matogrossense (1870-1950). 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
CORRÊA FILHO, V. Ervais do Brasil e ervateiros. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura; Serviço de Informações Agrícolas, 1957.
CORSI, F. L. Política externa e desenvolvimento no Estado Novo. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 247-260, 2007.
DEMIER, F. A. O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964): Autonomização Relativa do Estado, Populismo, Historiografia e Movimento Operário. 2012. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
DIAS, A. O. da S. A organização da educação no Território Federal do Amapá: do “ideal” ao real, do liberal ao conservador (1943-1958). 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
FERNANDES, A. D. A expansão da fronteira e a formação de uma ideologia no Brasil. Revista História Hoje, Florianópolis, UDESC, v. 4, n. 10, p. 01-12, 2006.
GOMES, P. de A. A Educação Escolar no Território Federal do Guaporé (1943 – 1956). 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.
LEMIECHEK, L. Aspectos históricos da Formação de Professores Normalistas no Município de Laranjeiras do Sul – PR (1946 – 1980). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.
LIMA, A. M. de. Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra de Porto Velho/RO Comemorou 65 anos de sua Criação. Porto Velho: 2012. Disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/noticia/instituto-estadual-de-educacao-carmela-dutra-deporto-velho-ro-comemorou-65-anos-de-sua-criacao/105671. Acesso em: 10 abr. 2016.
LOBATO, S. da S. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
OLIVEIRA, R. P.; SOUSA, S. Z. O federalismo e sua relação com a educação no Brasil (introdução). In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (orgs). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010. p. 13-38.
PARAGUAY. Congreso Nacional de La República del Paraguay. Asunción: Biblioteca y Archivo Central del Congreso Nacional, 2011.
ROCHA, M. P. As instituições escolares no projeto de ocupação da fronteira do Brasil com o Paraguai: Território Federal de Ponta Porã (1943 -1946). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande, 2019. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/6633. Acesso em: 20 maio 2020.
RODRÍGUEZ, M. V.; OLIVEIRA, R. T. C. de. História da escola normal no estado de Mato Grosso: implantação e consolidação no sul do estado. In: ARAÚJO, J. C. S. et al. (orgs.). As escolas normais no Brasil: do Império à República. Campinas: Alínea, 2008. p. 341-353.
SANTOS, C. C. Território Federal de Ponta Porã: o Brasil de Vargas e a “Marcha para o Oeste”. Porto Alegre: 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6624. Acesso em: 22 mar. 2018.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SBARDELOTTO, D. K.; DALAROSA, A. Â. O Desenvolvimento dos Cursos de Formação de Professores Primários na Fronteira Oeste Paranaense: A Primeira Escola Normal Secundária Pública. HISTEDEBR (On-line). Campinas, n. 43, p. 159-182, 2011.
SCHALLENBERGER, E.; SCHNEIDER, I. E. Fronteiras agrícolas e desenvolvimento territorial – ações de governo e dinâmica do capital. Sociologias, Porto Alegre, v. 12, n. 25, p. 202-222, set./dez. 2010.
SCHRAMM, M. M. F. História da Educação de Roraima: o Colégio Normal Monteiro Lobato (1965-1970). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
SILVA, E. F. de S. P. e. Escola Normal de Cuiabá: história da formação de professores em Mato Grosso (1910-1916). Cuiabá: Central de Texto; EdUFMT, 2006.
SILVA, W. G. A estratégia de integração do sul do estado de Mato Grosso ao território nacional durante o governo Vargas: uma análise a partir da criação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados em 1943. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 31, p. 26-42, 2016.
TERRITÓRIO FEDERAL DE FERNANDO DE NORONHA. Relatório do Governo do Território Federal de Fernando de Noronha, elaborado pelo governador Major Abelardo Alvarenga Mafra e apresentado ao Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Fernando de Noronha: 1957.
TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ. Relatório da Divisão de Educação do Território Federal de Ponta Porã. Ponta Porã: 1946a.
TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ. Divisão de Educação. Relatório do Curso Normal Regional “Princesa Isabel”. Ponta Porã: 1946b.
TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ. Relatório do Território Federal de Ponta Porã, já extinto, elaborado pelo governador José Alves de Albuquerque e apresentado ao Presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Ponta Porã: 1946c.
VARGAS, G. D. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1941. v. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.