Tecnologias digitais na primeira infância: experiências e riscos na interação com telas
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6081Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Multiletramento, Educação infantilResumo
Este artigo, que tem como tema as tecnologias digitais na infância, é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a interação das crianças com as tecnologias digitais no contexto familiar, e os respetivos reflexos positivos e negativos no contato com telas. Tomou-se como referência orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), direcionadas a pais e educadores para o uso seguro e pedagógico de telas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, com seleção de artigos em repositórios científicos e aplicação de questionário on-line a pais/responsáveis de crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. De acordo com os resultados, o tempo em que as crianças utilizam telas de dispositivos e outras tecnologias digitais, muitas vezes, excede as recomendações da SBP e da OMS, expondo-as a situações de risco. As famílias revelaram a percepção de sinais de dependência digital nas crianças pesquisadas. Conclui-se que nem sempre os pais se dão conta dos riscos da exposição demasiada de crianças pequenas em interações digitais, sem monitoramento de um adulto. O grande desafio posto às famílias e às escolas é o de redimensionar o uso de tecnologias, aproveitando seu potencial educativo.
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