Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107

Palavras-chave:

Cartografia, Comida, Corpo e educação, Encontros e afetos

Resumo

Pela comida, encontramo-nos de diversas formas, permeando o corpo com afetos. A partir da escuta da vida que acontece pelos encontros e nos processos por estes agenciados, este artigo traça uma cartografia dos encontros entre nossos corpos e a comida, adentrando os devires em nós engendrados. Inicialmente, pensamos em educações afetivas pelo corpo nos encontros com a comida. Já na segunda seção, nos utilizamos de escritas livres para dar vazão aos afetos que pedem passagem, em diálogo com imagens que participam de nossas narrativas cartográficas. Por fim, refletimos nas escritas livres, nas imagens e nos afetos que atravessaram nossos corpos pelos encontros com a comida e os processos a ela associados, agenciando educações e aprenderes gustativos. Em diálogo principal com a filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, pensamos em educações (im)possíveis a partir dos afetos e potências que emergem pelos encontros gustativos que permeiam nossas trajetórias, compreendendo que a comida agencia encontros que atravessam todo nosso corpo e possibilitam devires.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO – Criação, arte e vida (UFU); e do GPECS – Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Professora doutora no Instituto de Biologia (INBIO) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Sales, T. A., & Carvalho, D. F. (2022). Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6107