Os processos de contextualização presentes nos conteúdos de física moderna e contemporânea:

análise em livros didáticos de Física do ensino médio aprovados no PNLD de 2018

Visualizações: 20

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6111

Palavras-chave:

contextualização. livros didáticos. FMC

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) presentes em três livros didáticos de Física aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Esta análise buscou identificar três perspectivas de contextualização, histórica/sócio cultural, ilustração/exemplificação e crítica, além de discutir as implicações pedagógicas destas perspectivas na formação de um aluno crítico, responsável, atuante e transformador de sua realidade. A metodologia aplicada direcionou-se pela abordagem qualitativa e tipologia documental, utilizando-se como referencial metodológico a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os autores dos livros didáticos se preocupam com a condução metodológica dos conteúdos analisados. Entretanto, nem todas as obras apresentam as perspectivas de contextualização de forma satisfatória. A contextualização crítica não está totalmente contemplada nos conteúdos de FMC, sendo abordada em apenas dois livros e de forma limitada. Já a contextualização histórica/sociocultural foi abordada de forma satisfatória em apenas duas obras. Ficou evidente também que a contextualização por ilustração/exemplificação foi a mais abordada em todos os livros didáticos. Assim, propomos que os conteúdos de FMC sejam problematizados com metodologias de ensino que contemplem uma discussão para além da exemplificação e ilustração dos conteúdos científicos.

Biografia do Autor

Patrícia do Nascimento Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Ensino de Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Silvete Coradi Guerini, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.   Mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Maranhão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão e professora do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2ª ed. São Paulo. 2011. 279 p.

GASPAR, A. Compreendendo a Física: Eletromagnetismo e Física Moderna. 3ª ed. Editora: Ática, São Paulo, 2017.

LEITE, F. A.; RADETZKE, F. S. Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. VIDYA, v. 37, n. 1, p. 273-286, jan./jun., 2017 - Santa Maria, 2017.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.

LUZ, M. R. B.; OLIVEIRA, A. L. Tendências da contextualização para o ensino de ciências em dissertações e teses: o que refletem os pesquisadores. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 173 -193, set/dez, 2019.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

RIBEIRO, A. A. N. Contextualização no ensino de física: efeito sobre a evolução do entendimento dos estudantes. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2009, 275 f.

RICARDO, E. C. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SANTOS, J. A. L.; KLEIN, G. N.; STEFANO, W.; MORI, R. C. A contextualização histórica da evolução em livros didáticos de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 21, p. 87 – 102, 2020.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, 2007.

TORRES, C. M. A et al. Física Ciência e Tecnologia: Eletromagnetismo, Física Moderna. 4ª ed. Editora: Moderna, São Paulo, 2016.

WARTHA, E. J.; FALJONI- ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de química através do livro didático. Química Nova na Escola, n.22, p. 42 – 47, 2005.

YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. Física para o ensino médio: Eletricidade e Física Moderna. 4ª ed. Editora: Saraiva, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

23-09-2024

Como Citar

Pereira, P. do N., & Guerini, S. C. (2024). Os processos de contextualização presentes nos conteúdos de física moderna e contemporânea: : análise em livros didáticos de Física do ensino médio aprovados no PNLD de 2018. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 386–407. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6111