MOOC como uma opção de Arquitetura Pedagógica para capacitação ao professor de aluno com TEA
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.6116Palavras-chave:
Cursos Massivos Online, Formação Continuada, AutismoResumo
Este estudo analisou as contribuições de um MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente, visando embasar a prática pedagógica e favorecer um processo de inclusão didático-pedagógico do aluno com autismo. O objetivo traçado na presente pesquisa consistiu em desenvolver um Massive Open Online Course, servindo como um caminho de formação e aperfeiçoamento. Assim, nos pautamos em Freire (1996) e elaboramos uma capacitação centrada na autonomia e no desenvolvimento do pensamento crítico, visando a educação como prática da liberdade e o diálogo-problematizador entre os pares. A metodologia consistiu na pesquisa quali-quantitativa, onde o desenvolvimento do estudo se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual. Os resultados apontaram que o MOOC elaborado representou uma alternativa rápida e viável para promover o acesso dos professores a conteúdos relacionados à temática do autismo e possibilitou contribuições para ampliação de horizontes relacionados à inclusão. Concluímos que a capacitação através do MOCC permitiu à pesquisa inúmeras contribuições, inclusive, o compartilhamento de adequações didático-curriculares, não como “objetos” a serem reproduzidos, mas como indicadores para inspirar criativas práticas através das tecnologias.
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