A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura

fragilidades na matriz curricular

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128

Palavras-chave:

Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

No Brasil, a situação da educação científica vem se mostrando preocupante. Uma das formas de investir nessa área é melhorando a formação dos professores de ciências para a educação básica. Sendo assim, essa pesquisa se concentrou em investigar a qualidade da reestruturação curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, principalmente por meio da concepção de alunas concluintes de tal curso sobre a formação que receberam. Ao total foram entrevistadas seis estudantes e as entrevistas
foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foi feita também uma análise percentual comparativa simples entre as matrizes curriculares do curso, a primeira e a atual, a fim de compreender que alterações estruturais de fato ocorreram. Os resultados mostraram que a mudança na matriz curricular pouco contribuiu no sentido dar protagonismo à formação pedagógica oferecido pelo curso e que, este, continua privilegiando em sua estruturação curricular a formação no
campo da área disciplinar em detrimento da formação sobre como ensinar.

Biografia do Autor

Mardem Michael Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFV - Câmpus Florestal. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.

Thiago Mendonça, Universidade Federal de Viçosa - Câmpus Florestal

Professor Adjunto do Câmpus Florestal da Universidade Federal de Viçosa - MG

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Silva, M. M. F. da, & Mendonça, T. (2023). A formação de professores de ciências em um curso de licenciatura: fragilidades na matriz curricular. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6128