O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Formação de Professores, Meta 15 e 16 do PNE

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece um conjunto de metas que valorizam a docência e definem o perfil formativo necessário para atuação na educação básica. Este artigo analisa o desenvolvimento das metas 15 e 16 do PNE, partindo da hipótese de que as exceções que permanecem na Lei de Diretrizes e Bases são necessárias para garantir o exercício profissional da docência na
educação básica. Tal hipótese se justifica no fato de que as desigualdades sociais e econômicas entre os municípios brasileiros produzem efeitos diretos na formação dos professores. Os procedimentos metodológicos adotados envolvem a análise dos dados das Sinopses Estatísticas da Educação Básica e do Relatório do 3° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Os resultados permitem concluir que houve crescimento no número de professores com formação superior em cursos de licenciatura conforme descreve a meta 15. Quanto a meta 16, verificamos um aumento de docentes com pós-graduação. Por fim, concluímos que a permanência na LDB de artigos que autorizam professores lecionarem sem a formação acadêmica, em curso de licenciatura plena, exigida na própria LDB, são necessários para garantir o exercício profissional da docência e, portanto, contribuem para existência de diferentes níveis de escolaridade entre professores na educação básica.

Biografia do Autor

Felipe Lopes Terrão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Doutorando pelo programa Educação: História, Política, Sociedade. Mestrado em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016). Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2010). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014).

Elbio Elbio Miyahira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Possui graduação em teologia pela Faculdade de Teologia Metodista Livre (1998), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade concluído em 2015. Doutorado em andamento pelo mesmo programa da PUC SP. ´Pesquisador sobre Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade do grupo de pesquisa Movimentos Migratórios e Educação vinculado à PUC-SP.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Terrão, F. L., & Miyahira, E. E. (2023). O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160