O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica

Visualizações: 1107

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Formação de Professores, Meta 15 e 16 do PNE

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece um conjunto de metas que valorizam a docência e definem o perfil formativo necessário para atuação na educação básica. Este artigo analisa o desenvolvimento das metas 15 e 16 do PNE, partindo da hipótese de que as exceções que permanecem na Lei de Diretrizes e Bases são necessárias para garantir o exercício profissional da docência na
educação básica. Tal hipótese se justifica no fato de que as desigualdades sociais e econômicas entre os municípios brasileiros produzem efeitos diretos na formação dos professores. Os procedimentos metodológicos adotados envolvem a análise dos dados das Sinopses Estatísticas da Educação Básica e do Relatório do 3° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Os resultados permitem concluir que houve crescimento no número de professores com formação superior em cursos de licenciatura conforme descreve a meta 15. Quanto a meta 16, verificamos um aumento de docentes com pós-graduação. Por fim, concluímos que a permanência na LDB de artigos que autorizam professores lecionarem sem a formação acadêmica, em curso de licenciatura plena, exigida na própria LDB, são necessários para garantir o exercício profissional da docência e, portanto, contribuem para existência de diferentes níveis de escolaridade entre professores na educação básica.

Biografia do Autor

Felipe Lopes Terrão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Doutorando pelo programa Educação: História, Política, Sociedade. Mestrado em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016). Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2010). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2007). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014).

Elbio Elbio Miyahira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Educação: História, Política, Sociedade.

Possui graduação em teologia pela Faculdade de Teologia Metodista Livre (1998), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade concluído em 2015. Doutorado em andamento pelo mesmo programa da PUC SP. ´Pesquisador sobre Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade do grupo de pesquisa Movimentos Migratórios e Educação vinculado à PUC-SP.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o estabelecimento das diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30/09/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 10/02/2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao//asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6874720>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6974122>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de Fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 05/10/2020.

BRASIL. Lei nº 12.014 de 06 de Agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 ago. 2009. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12014.htm>. Acesso em: 11/10/2020.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer Nº CEB 01/1999. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores na Modalidade Normal em Nível Médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb001_99.pdf>. Acesso em: 02 out. 2020.

BRASIL. Lei n°13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Edição Extra, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 04 out. 2020.

BRASIL. Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, p. 1-63, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 02 out. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº CNE/CES Nº 24, de 18 de Dezembro de 2002. Altera a redação do parágrafo 4º do artigo 1º e o artigo 2º da Resolução CNE/CES 1/2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 246, Seção 1, p.49, Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78331-rces024-02-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 out. 2020.

COSTA, E. L. Expectativas e desafios da Meta Um do Plano Nacional De Educação? PNE 2011/2020 aos Sistemas Municipais de Ensino. Florianópolis: ANPED, 2014. Disponível em: < http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/64-0.pdf>. Acesso em: 07 out. 2020.

CRUZ, L. L. Ascensão pelo estudo ou estagnação qualificada? Os sentidos da experiência do projeto Bolsa Mestrado para os professores da rede estadual de São Paulo (2004-2009). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

WERNER, B.; SILVA, F. L. G. R.; BRANDT, A. G. O Plano Nacional de Educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da Meta 16. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 2, p.221-232, 2019. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50655/27561>. Acesso em: 08 out. 2020.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Terrão, F. L., & Miyahira, E. E. (2023). O papel das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação na formação de professores para Educação Básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6160