A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171

Palavras-chave:

Educação, Educação profissional e tecnológica, Implementação da EPT, Historicidade da EPT, Políticas educacionais para EPT

Resumo

Neste escrito, produziu-se a resenha do livro Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul, recentemente publicado pela Editora CRV, que registra um estudo sobre a implementação da EPT no Rio Grande do Sul que foi demandada, planejada e efetivada. Segundo a autora, tal implementação decorreu da necessidade de atendimento as demandas de qualificação da força de trabalho de acordo com as leituras dos dirigentes do Estado, baseadas em suas crenças, posições políticas, condições e contextos econômicos, sociais e políticos e aos movimentos dos sujeitos em suas lutas por educação. Para tanto, a obra aborda a EPT no RS compreendendo o Ensino Superior, o Ensino Militar, a Instrução Profissional, o Ensino Técnico, o Curso Normal, incluindo os cursos sequenciais, isolados, cursos tecnológicos e bacharelados estabelecendo as diferenças sempre que necessárias.

Biografia do Autor

Marcos José Andrighetto, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos - ênfase em gestão, pelo IFRN (2020). Graduado em Gestão Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2012). Servidor Público Federal da carreira Técnico Administrativo em Educação, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, RS.

Silvia de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM/UFSM), 2020. Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2020. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar, 2017. Formação em Técnico Agrícola com Habilitação em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus:São Vicente do Sul. Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise dos Movimentos de Sentidos,Trabalho Pedagógico, Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas.

Referências

FERREIRA, Liliana Soares. Educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul. Curitiba: CRV, 2020.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Andrighetto, M. J., & Siqueira, S. de. (2023). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6171