Consciência histórica, identidades e ensino de história em escolas no meio rural brasileiro

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Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Junior

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.619

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN-, do ensino de História e as Diretrizes Operacionais da Educação Básica em Escolas do Campo podem contribuir para a formação da consciência histórica e das identidades dos jovens estudantes e dos professores de História no meio rural brasileiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental dialogando com referenciais teóricos que discutem consciência histórica, identidades e ensino de História. Concluiu-se que os PCN trazem um avanço considerável nas finalidades do ensino de História. A possibilidade de levar aos alunos à passagem de uma consciência histórica tradicional e exemplar para uma consciência história crítica e genética está dada nos documentos. Contudo não são suficientes para que se efetivem na prática.

 

Palavras–chave: Consciência histórica. Identidades. Ensino de História.

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Publicado

17-12-2010

Como Citar

Silva Junior, A. F. (2010). Consciência histórica, identidades e ensino de história em escolas no meio rural brasileiro. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(3), 34–47. https://doi.org/10.26514/inter.v1i3.619