RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura em química, Indícios de colaboração, Rodas de conversa, Pesquisa colaborativa

Resumo

Este artigo aborda a formação inicial de professores por meio das interações entre egressos e os acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFMS – Coxim. Ele tem como objetivo apresentar a análise dos dados do eixo temático “Indícios de colaboração”, de uma pesquisa em andamento, intitulada “As interações entre egressos e alunos do curso de licenciatura em Química e suas potencialidades para a formação inicial de professores”. O referencial teórico fundamenta-se nos seguintes autores: Gatti (2010), Silva (2012), Desgagné (2007), Ibiapina (2008), Ibiapina e Magalhães (2012), Magalhães e Fidalgo (2010), além da legislação vigente. Como metodologia, utilizou-se tanto as Rodas de conversa, fundamentada em Warschauer (2017a, 2017b) para a produção dos dados, como pesquisa colaborativa para a análise destes. Os resultados indicam que as Rodas de conversa proporcionaram interação, partilhas, questionamentos, diálogos e superação de conflitos, que permitiram a expansão de significados e o compartilhamento deles, propiciando reflexões e impactando na formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em Química investigado.

Biografia do Autor

Mariane Ocanha, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Doutoranda em Ensino de Ciências - UFMS

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Instituto de Matemática

 

Área: Educação Matemática

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Ocanha, M., Pereira, P. S., & Araújo, R. N. de. (2021). RODAS DE CONVERSA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E LICENCIANDOS EM QUÍMICA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6215

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