O estágio obrigatório e o ensino remoto emergencial

percepções de estudantes de Pedagogia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6224

Palavras-chave:

Estágio obrigatório, Ensino Remoto Emergencial, Pedagogia

Resumo

O presente estudo visa analisar as percepções de estudantes do sexto semestre de um curso de Pedagogia de uma instituição federal acerca do estágio obrigatório no formato de Ensino Remoto Emergencial oriundo do contexto da COVID-19. Para tanto, recorreremos aos registros elaborados pelos sujeitos e presentes nos trabalhos finais da disciplina. Os dados foram tabulados e comparados com a literatura da área, revelando que: o domínio da técnica, sem tomar como ponto de partida os problemas do cotidiano da sala de aula não pode ser uma rotina do docente; a prática educacional não é uma prática burocrática e que o ato de planejar não pode ser um processo de esfacelamento entre teoria e prática; a alternativa escolhida para a realização do estágio cumpriu a finalidade, diante do cenário pandêmico, aprofundar os conhecimentos de um conteúdo específico; a interação entre o professor e os alunos têm assumido um formato diferente daquele que ocorre no ambiente presencial, prejudicando consideravelmente a aprendizagem.

Biografia do Autor

Sheila Denize Guimarães Barbosa, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda questões ligadas à formação e prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Guimarães Barbosa, S. D. (2023). O estágio obrigatório e o ensino remoto emergencial: percepções de estudantes de Pedagogia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 562–577. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6224