Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Visualizações: 281

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação de Professores, enfoques CTS.

Resumo

Em decorrência às mudanças na sociedade, as transformações e os avanços tecnológicos refletem-se em consequências sociais, econômicas e políticas. É necessário, portanto, fazer uma análise das concepções de professores acerca das relações entre CTS, uma vez que os professores só poderão ensinar o que sabem e suas concepções e crenças a respeito dessa tríade influenciam em sua prática pedagógica. No trabalho, destacamos como questão básica: Quais as concepções de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a respeito das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina com enfoques CTS? Para tanto, foi aplicado um questionário em que as respostas dos sujeitos foram analisadas, com o uso da Análise Textual Discursiva (ATD), da qual, emergiram três categorias: Concepções Conceituais de Ciência, Relações entre produção científico-tecnológica e Sociedade e Detenção de Decisões CTS. As concepções dos licenciandos em Física apresentaram a ciência como forma de explicar e servir a sociedade, pois lhe atribuíram uma visão salvadora e desconexa da sociedade, além da presença do determinismo tecnológico. Entendemos que são necessárias pesquisas que promovam episódios de formação com estratégias didáticas em direção à construção de uma visão sistêmica e de atores sociais, que interfiram de modo substancial na sociedade.

Biografia do Autor

Luan Flávio de Lara, Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). É mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Áreas de interesse: na educação tem como foco: formação de professores, enfoques CTS/CTSA e Ensino de Ciências.; nas ciências aplicadas interessa-se por: Epidemiologia e Saúde Coletiva. Atualmente é auxiliar de laboratório da Universidade Católica Dom Bosco (Texto informado pelo autor)

 

Wellington Pereira de Queirós, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). 

 

Leonardo Fabio Martínez Pérez, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidad pedagógica Nacional da Colômbia

Possui graduação em Licenciatura em Química e Mestrado em Docência da Química pela Universidad pedagógica Nacional - Colômbia. É Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Brasil. Atualmente é Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidad pedagógica Nacional da Colômbia. Atua como professor dos cursos de Licenciatura em Química, Mestrado em Docência da Química e Doutorado em Educação da mesma universidade. Durante os anos 2015 e 2016 foi editor da Revista Tecné, Episteme e Didaxis. É coordenador do grupo de pesquisa denominado como Alternativas para o Ensino de Ciências. Possui publicações no contexto colombiano e no contexto internacional sobre o Ensino de Ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, questões sociocientificas na prática do professor, Ensino de Química, Formação de professores, epistemologia das ciências, argumentação e desenvolvimento de pensamento crítico no Ensino de Ciências.

 

Referências

ACEVEDO, J. La formación del profesorado de enseñanza secundaria y la educación CTS. Una cuestión problemática. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 26, n. 26, p. 131-144, mai. / ago.1996.

AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.

AULER, D; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

AZEVEDO, R. O. M; GHEDIN, E; SILVA-FORSBERG, M. C. S; GONZAGA, A. M. Questões sociocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 18, p. 84-98, 2013.

BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (Eds.). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Madrid: OEI, 2003.

FEITOSA, F. C. B; KIOURANIS, N. M. M. Levantamento das concepções acerca das relações CTS na formação inicial de professores de química: potencialidades de um instrumento problematizador. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 193-206, nov. 2020.

FREIRE, P. Educação é um ato político. Cadernos de Ciências, Brasília, n.24, p.21-22, jul./ago./set. 1991.

FREITAS, W. P. S; QUEIRÓS, W. P. O processo de compreensão das interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em um curso de Formação Inicial de professores de Física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 02, p. 324-347, 2020a.

FREITAS, W. P. S; QUEIRÓS, W. P. a politização docente para o enfrentamento de uma situação-limite por meio de intervenções didáticas pautadas na perspectiva Giroux-CTS. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 292-312, 2020b.

HANSEN, T. R; SANTOS, R. A. A presença da não neutralidade da Ciência-Tecnologia e a discussão de valores na Educação Básica. In: I SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, Cerro Largo, RS. Anais... Cerro Lago: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020. p. 1-6.

LACERDA, N. O. S; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 110-126, 2019.

MANASSERO-MAS, M.; VÁZQUES-ALONSO. Á.; ACEVEDI-DÍAZ, A. Cuestionario de Opiniones Sobre Ciencia Tecnología y Sociedad (COCTS). Univesidad de las Islas Baleares, Departamento de Psicologia, 2001.

MEDINA, D. M. R.; LOZANO, D. L. P.; PEREZ, L. F. M. Creencias de los profesores de preescolar y primaria sobre ciencia, tecnología y sociedad, en el contexto de una institución rural. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 25, 2009.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: 2ed. Unijuí, 2013.

PALACIOS, E. M. G; GALBARTE, J. C. G; BAZZO, W. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), 2005.

PÉREZ, L. F; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012.

PINHEIRO, N. A. M; SILVEIRA, R. M. C. F; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

RAZUCK, R. C. S. R.; RAZUCK, F. B. O enfoque CTS na formação de professores em ciências-um estudo de caso da Universidade de Brasília. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 4., Curitiba, PR. Anais... Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011. p. 1-11.

RICARDO, C. E. Concepções de tecnologia na formação inicial de professores de Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, 2020.

RODRÍGUEZ, A. S. M; DEL PINO, J. C. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2017.

ROSA, S. E.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e a não neutralidade da Ciência-Tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 98-123, 2018.

ROSENTHAL, D. B. (1989). Two approaches to science – technology – society (STS) education. Science Education, v. 73, n. 5, p.581-589

ROSO, C. C. Tomada de Decisões em Ciência-Tecnologia-Sociedade: análise na educação em ciências. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL–RS, 9., Caxias do Sul, RS. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. p. 15.

SANTOS, M; PRUDÊNCIO, C. A. V; SILVA, M. D; DIAS, I. R; CORREIA, E. L. P. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: o que dizem especialistas da área. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 401-412, 2019.

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2000.

VALDÉS, P; VALDÉS, R; GUAISOLA, J; SANTOS, T. Implicaciones de las relaciones ciencia-tecnología en la educación científica. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 28, p. 101-128, 2002.

VALE, A. P. OS ESTUDOS CTS E A FILOSOFIA DA TECNOLOGIA DE ANDREW FEENBERG. Basilíade -Revista de Filosofia, v. 1, n. 2, p. 63-76, 2019.

VIEIRA, R. M; MARTINS, I. P. Formação de professores principiantes do ensino básico: suas concepções sobre ciência-tecnologia-sociedade. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 2, n. 6, p. 101-121, 2005.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

de Lara, L. F. ., de Queirós, W. P. ., & Pérez, L. F. M. . (2021). Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282

Edição

Seção

Artigos Temáticos