Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação de Professores, enfoques CTS.

Resumo

Em decorrência às mudanças na sociedade, as transformações e os avanços tecnológicos refletem-se em consequências sociais, econômicas e políticas. É necessário, portanto, fazer uma análise das concepções de professores acerca das relações entre CTS, uma vez que os professores só poderão ensinar o que sabem e suas concepções e crenças a respeito dessa tríade influenciam em sua prática pedagógica. No trabalho, destacamos como questão básica: Quais as concepções de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a respeito das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina com enfoques CTS? Para tanto, foi aplicado um questionário em que as respostas dos sujeitos foram analisadas, com o uso da Análise Textual Discursiva (ATD), da qual, emergiram três categorias: Concepções Conceituais de Ciência, Relações entre produção científico-tecnológica e Sociedade e Detenção de Decisões CTS. As concepções dos licenciandos em Física apresentaram a ciência como forma de explicar e servir a sociedade, pois lhe atribuíram uma visão salvadora e desconexa da sociedade, além da presença do determinismo tecnológico. Entendemos que são necessárias pesquisas que promovam episódios de formação com estratégias didáticas em direção à construção de uma visão sistêmica e de atores sociais, que interfiram de modo substancial na sociedade.

Biografia do Autor

Luan Flávio de Lara, Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). É mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Áreas de interesse: na educação tem como foco: formação de professores, enfoques CTS/CTSA e Ensino de Ciências.; nas ciências aplicadas interessa-se por: Epidemiologia e Saúde Coletiva. Atualmente é auxiliar de laboratório da Universidade Católica Dom Bosco (Texto informado pelo autor)

 

Wellington Pereira de Queirós, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). 

 

Leonardo Fabio Martínez Pérez, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidad pedagógica Nacional da Colômbia

Possui graduação em Licenciatura em Química e Mestrado em Docência da Química pela Universidad pedagógica Nacional - Colômbia. É Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Brasil. Atualmente é Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidad pedagógica Nacional da Colômbia. Atua como professor dos cursos de Licenciatura em Química, Mestrado em Docência da Química e Doutorado em Educação da mesma universidade. Durante os anos 2015 e 2016 foi editor da Revista Tecné, Episteme e Didaxis. É coordenador do grupo de pesquisa denominado como Alternativas para o Ensino de Ciências. Possui publicações no contexto colombiano e no contexto internacional sobre o Ensino de Ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, questões sociocientificas na prática do professor, Ensino de Química, Formação de professores, epistemologia das ciências, argumentação e desenvolvimento de pensamento crítico no Ensino de Ciências.

 

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

de Lara, L. F. ., de Queirós, W. P. ., & Pérez, L. F. M. . (2021). Concepções de futuros professores de Física sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6282

Edição

Seção

Artigos Temáticos