A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284Palavras-chave:
Aprendizagem, Ser e saber, Subjetividades, Posicionamento críticoResumo
O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da teoria da objetivação para a formação de professores de ciências. A teoria da objetivação (TO) é uma teoria de ensino-aprendizagem de cunho histórico-cultural, que sugere uma concepção de aprendizagem de ciências muito diferente das concepções construtivista e behaviorista predominantes. A TO sugere conceber a aprendizagem como um encontro coletivo com saberes constituídos histórica e culturalmente e argumenta que a aprendizagem não é apenas uma questão confinada à esfera do saber, mas também à esfera do ser. A TO é um convite para transformar a sala de aula de ciências em um lugar de debates e posicionamentos críticos, nos quais vão se encontrando saberes e formando-se novas subjetividades. Na primeira parte deste artigo, abordamos a problemática do Ensino e Aprendizagem da Física no Brasil. Em seguida, apresentamos, brevemente, alguns conceitos-chave da TO e discutimos o que poderia ser a contribuição da TO para a formação de professores de ciências. Na última parte do artigo, apresentamos uma aula de cinemática em torno do estudo científico do movimento dos corpos. A lição ilustra o encontro dos alunos com o saber científico e o papel do professor.
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