A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

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Autores

  • Jaqueline Santos Vargas Plaça
  • Luis Radford

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ser e Saber. Subjetividades. Posicionamento Crítico.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da teoria da objetivação para a formação de professores de ciências. A teoria da objetivação (TO) é uma teoria de ensino-aprendizagem de cunho histórico-cultural, que sugere uma concepção de aprendizagem de ciências muito diferente das concepções construtivista e behaviorista predominantes. A TO sugere conceber a aprendizagem como um encontro coletivo com saberes constituídos histórica e culturalmente e argumenta que a aprendizagem não é apenas uma questão confinada à esfera do saber, mas também à esfera do ser. A TO é um convite para transformar a sala de aula de ciências em um lugar de debates e posicionamentos críticos, nos quais vão se encontrando saberes e formando-se novas subjetividades. Na primeira parte deste artigo, abordamos a problemática do Ensino e Aprendizagem da Física no Brasil. Em seguida, apresentamos, brevemente, alguns conceitos-chave da TO e discutimos o que poderia ser a contribuição da TO para a formação de professores de ciências. Na última parte do artigo, apresentamos uma aula de cinemática em torno do estudo científico do movimento dos corpos. A lição ilustra o encontro dos alunos com o saber científico e o papel do professor.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Santos Vargas Plaça, J., & Radford, L. (2021). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284

Edição

Seção

Artigos Temáticos