A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285Palavras-chave:
princípios e processos ausubelianos, estratégias metacognitivas e autorregulação da aprendizagem, planejamento detalhadoResumo
O trabalho apresenta uma discussão sobre a integração de conhecimentos teóricos explorados tanto nas disciplinas específicas do eixo da formação pedagógica quanto nas específicas de um Curso de Física Licenciatura. As informações foram coletadas nos seguintes documentos: projeto pedagógico do curso, planos de ensino de disciplinas que indicaram a abordagem de teorias de aprendizagem, plano de aula e material de ensino da disciplina de prática de ensino de física II e atividades diferenciadas elaboradas após o estudo da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os estudantes apresentam dificuldades para organizar uma atividade de ensino integrando os conhecimentos explorados em diferentes disciplinas do curso. Quanto ao emprego de princípios e processos, não foi possível identificar indícios de aprendizagem, apenas a sugestão de mobilização de conceitos subsunçores antes da apresentação do novo conhecimento. Tais resultados sinalizam que uma construção detalhada do material instrucional, bem como da sequência discursiva a ser utilizada na aula, pode ser uma estratégia metacognitiva que promova a autoavaliação da aprendizagem dos conhecimentos necessários para o exercício da docência discutidos na formação inicial.
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