A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino

Visualizações: 177

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285

Palavras-chave:

princípios e processos ausubelianos, estratégias metacognitivas e autorregulação da aprendizagem, planejamento detalhado

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão sobre a integração de conhecimentos teóricos explorados tanto nas disciplinas específicas do eixo da formação pedagógica quanto nas específicas de um Curso de Física Licenciatura. As informações foram coletadas nos seguintes documentos:  projeto pedagógico do curso, planos de ensino de disciplinas que indicaram a abordagem de teorias de aprendizagem, plano de aula e material de ensino da disciplina de prática de ensino de física II e atividades diferenciadas elaboradas após o estudo da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados indicam que os estudantes apresentam dificuldades para organizar uma atividade de ensino integrando os conhecimentos explorados em diferentes disciplinas do curso. Quanto ao emprego de princípios e processos, não foi possível identificar indícios de aprendizagem, apenas a sugestão de mobilização de conceitos subsunçores antes da apresentação do novo conhecimento. Tais resultados sinalizam que uma construção detalhada do material instrucional, bem como da sequência discursiva a ser utilizada na aula, pode ser uma estratégia metacognitiva que promova a autoavaliação da aprendizagem dos conhecimentos necessários para o exercício da docência discutidos na formação inicial.

Biografia do Autor

Lisiane Barcellos Calheiro, Universidade Federal do Mato Grosso Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Física

Educação em Ciências

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Física

Educação em Ciências

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Universidade Federal deo Rio Grande Sul

Instituto de Física

Ensino de Física

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003. Disponível em: http://files.mestrado-em-ensino-de-ciencias.webnode.com/200000007-610f46208a/ausebel.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015.

COBOS, E. C. V. e DAVIS, C. L. F. Estratégias metacognitivas: análise de seu impacto na escrita de resenhas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, p. 832-850, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

MORAES, R., & GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva.(2a. ed). Ijuí, RS: Unijuí, 2013.

MOREIRA, M. A. Aprendizaje significativo crítico (Critical meaningful learning). Indivisa. Boletín de estudios e investigación, (6), 83-102, 2005.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2012.

MORERIA, M. A. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. Pontifícia Univerdidade Católica do Paraná, 2013.

PALANDI, J.; CALHEIRO, L.; DEL PINO, J. C. Princípios da aprendizagem significativa crítica na construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa de radiação implementada no Ensino Médio. Revista de Enseñanza de la Física, v. 31, p. 579-587, 2019.

PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de pesquisa, n. 119, p. 09-27, 2003.

SHULMAN, l. Conocimiento y Enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. profesorado. Revista de currículum y formación del professorado. v 9. n 2. 2005

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Calheiro, L. B., Errobidart, N. C. G., & Moreira, M. A. (2021). A relação teoria e prática na formação inicial de professores: um olhar sobre a utilização da Teoria da Aprendizagem Significativa no planejamento de ensino. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6285

Edição

Seção

Artigos Temáticos