Transdisciplinariedade em história e linguagens

Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)

Visualizações: 104

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Aula de campo, Pré-vestibular social, Museu Histórico Nacional, Exame Nacional do Ensino Médio

Resumo

O trabalho apresenta um projeto de aulas de campo transdisciplinares entre História, Literatura Brasileira e Redação, realizadas no Museu Histórico Nacional (MHN), na cidade do Rio de Janeiro. A atividade ocorreu anualmente, de 2015 a 2017, com alunos do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) – Consórcio Cederj. O objetivo principal foi analisar a experiência na tentativa de destacar características que vão além da discussão isolada do conteúdo das disciplinas. Como perspectiva teórica, mobilizaram-se as contribuições de Pierre Nora (1993) sobre as relações entre memória e História, além dos estudos de intelectuais como Regina Abreu (1996) e Silvana Rubino (1996), sobre a história e o funcionamento de museus no Brasil, especialmente do MHN, e Isac N. Iribarry (2003) e Akiko Santos (2008), sobre transdisciplinaridade em educação. Como resultado, foram observadas transformações nas práticas dos docentes e o estabelecimento, por parte dos alunos, de interlocuções entre as exposições do MHN, a realidade e os conteúdos das disciplinas, critérios importantes para aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o principal objetivo do PVS.

Biografia do Autor

Luiz Paulo da Silva Braga, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Técnico-administrativo em Educação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Cláudio de Oliveira Martins, Secretaria Municipal de Educação de Maricá/RJ

Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Maricá/RJ.

Referências

ABREU, R. “Memória, História e Coleção”. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, MHN, v. 28, p. 37-64, 1996.

ALMEIDA, M. R. C. de. Metamorfoses indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

BASTOS, M. D. F.; GOMES, M. de F. C. M.; FERNANDES, L. L. O Pré-Vestibular Social: desafios à busca da inclusão social. EaD em Foco, Rio de Janeiro, Fundação Cecierj, v. 1, n. 1, p. 123-158, abr./out. 2010.

BASTOS, M. D. F. et al. Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do Pré-Vestibular Social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, Inep, v. 93, n. 233, p. 51-76, jan./abr. 2012.

BRASIL, Ministério da Cultura. Política Nacional de Museus: memória e cidadania. Brasília: 2003.

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Edital n. 6 de 15 de maio de 2015. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2015/edital_enem_2015.pdf. Acesso em 25 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Redação no Enem 2016: cartilha do participante. 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em 25 maio 2020.

CASTRO, Í. P. de. Entre Batalhas: de Relíquias ao Revival da Arte Acadêmica. As pinturas históricas e sua relação com a trajetória institucional do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), entre 1922 e 1994. Tese de Doutorado em História – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.

CHAGAS, M.; SANTOS, M. S. dos. A vida social e política dos objetos de um museu. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, MHN, v. 34, p. 195-220, 2002.

FUNDAÇÃO CECIERJ. Pré-Vestibular Social, 2015. Onde Estamos. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/onde-estamos/. Acesso em: 20 dez. 2015.

IRIBARRY, I. N. Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, UFRGS, v. 16 n. 3, p. 483-490, 2003.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.

MARANDINO, M. Interfaces na Relação Museu-Escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, UFSC, v. 18, n. 1, p. 85-100, abr. 2001.

MARTINS, C. de O. Da concepção de língua à produção escrita: uma análise das apostilas de Redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (Consórcio Cederj). 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

NORA, P. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

OLIVEIRA, M. M. de. Representação sobre os índios no Museu Histórico Nacional: apontamentos sobre aquisições e exposições. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, MHN, v. 44, p. 179-198, 2012.

RUBINO, S. O mapa do Brasil passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, IPHAN, n. 24, p. 97-105, 1996.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, v. 13, n. 37, p. 71-83, jan./abr. 2008.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Braga, L. P. da S., & Martins, C. de O. (2023). Transdisciplinariedade em história e linguagens: Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6308