Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311Palavras-chave:
Eficácia escolar, Alfabetização, Território vulnerável.Resumo
Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior demonstram que escolas localizadas em territórios com alto índice de vulnerabilidade têm enfrentado inúmeros problemas que trazem, entre outras consequências, o baixo desempenho em avaliações externas. O objetivo principal da pesquisa ora apresentada foi investigar quais fatores contribuíram para que uma escola pública localizada em um território vulnerável, constituído por famílias de camadas populares e com alto índice de violência, contrariasse as estatísticas e obtivesse maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) de 2014 a 2016 no município de Governador Valadares/MG. Com base nos autores da sociologia da educação, a pesquisa discute desigualdade escolar, sucesso escolar nas camadas populares e escola eficaz. A abordagem selecionada foi a qualitativa e a investigação foi feita por meio do estudo de caso. Os recursos metodológicos foram a análise documental, a observação orientada e a entrevista, realizada com profissionais da escola e familiares dos alunos. Ao todo foram feitas dez entrevistas. Os resultados demonstram cinco mecanismos que explicam o sucesso da escola: formação continuada, uso de diferentes métodos de alfabetização, experiência profissional em alfabetização, estratégias de intervenção pedagógica, atuação da escola com as famílias.
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