Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311

Palavras-chave:

Eficácia escolar, Alfabetização, Território vulnerável.

Resumo

Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior demonstram que escolas localizadas em territórios com alto índice de vulnerabilidade têm enfrentado inúmeros problemas que trazem, entre outras consequências, o baixo desempenho em avaliações externas. O objetivo principal da pesquisa ora apresentada foi investigar quais fatores contribuíram para que uma escola pública localizada em um território vulnerável, constituído por famílias de camadas populares e com alto índice de violência, contrariasse as estatísticas e obtivesse maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) de 2014 a 2016 no município de Governador Valadares/MG. Com base nos autores da sociologia da educação, a pesquisa discute desigualdade escolar, sucesso escolar nas camadas populares e escola eficaz. A abordagem selecionada foi a qualitativa e a investigação foi feita por meio do estudo de caso. Os recursos metodológicos foram a análise documental, a observação orientada e a entrevista, realizada com profissionais da escola e familiares dos alunos. Ao todo foram feitas dez entrevistas. Os resultados demonstram cinco mecanismos que explicam o sucesso da escola: formação continuada, uso de diferentes métodos de alfabetização, experiência profissional em alfabetização, estratégias de intervenção pedagógica, atuação da escola com as famílias.

Biografia do Autor

Sandra Maria Perpétuo, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga, mestre em Educação (UFOP), pós-graduada em Alfabetização e Letramento; Supervisão e Coordenação Escolar (PUC-MINAS); Gestão Educacional, com habilitação em administração escolar, supervisão de ensino, orientação educacional e inspeção escolar; Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Atualmente coordena o curso de Pedagogia da UNIPAC/GV, é Pedagoga analista e Coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, professora das disciplinas Pesquisa em Educação, Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia UNIPAC/GV e dos cursos de pós-graduação do IMES. Na coordenação do curso de Pedagogia da UNIPAC/GV está a frente dos Projetos de Extensão da Brinquedoteca e Contação de histórias, e do Projeto interdisciplinar de Iniciação à Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Rosa Maria Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Sociais (UNESP), especialização em Gerontologia (USP), mestrado em História (UNESP), doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política (UFMG) e pós doutorado em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Tem experiência nas áreas de metodologia científica e sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- UFMG). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento e Educação, sediado no NESFE. Os principais focos de pesquisa são: Relação família e escola, relações intergeracionais, longevidade escolar nas camadas populares.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Perpétuo, S. M., & Coutrim, R. M. E. (2022). Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311