As representações sociais sobre a velhice
Visualizações: 723DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.632Resumo
Pesquisar as representações sociais sobre a velhice implica fazer uma leitura não só dos aportes teóricos normativos e científicos, mas também do conhecimento cotidiano (senso comum), procurando examinar como essas representações emergem, as relações que estabelecem entre si e em que medida uma determina a outra. Assim sendo, o presente trabalho tem por finalidade socializar parte da análise do projeto de iniciação científica intitulado “As representações dos idosos sobre a velhice”, realizado com apoio da FUNDECT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – Brasil, tendo como aporte teórico as teorias da análise do discurso e os estudos culturais. Portanto, até o presente momento, consideramos que as representações que nossa sociedade tem sobre o idoso é de silenciamento da realidade do idoso no meio social.Palavras-chave: velhice. representações sociais. Ideologia. discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.