Educação e personalidade: o afeto e a formação do poder no grupo familiar
Visualizações: 914DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.633Resumo
Pretende-se com esse trabalho refletir sobre a importância da atividade familiar na formação dos indivíduos para o futuro de suas relações. Considera-se que o processo educativo deve dirigir-se para a formação omnilateral, e que o grupo e a atividade comunicativa são formas de organização coletiva fundamentais para o desenvolvimento da personalidade. Para tanto, faz-se uma exposição de conceitos da teoria Histórico-Cultural para que se possa compreender como as capacidades psicológicas e a afetividade conferem poder aos indivíduos. Assim, avalia-se a estrutura da atividade social como forma de aquisição do poder que, condicionado pelo entorno, proporciona um determinado desenvolvimento para a personalidade. Pode-se considerar, portanto, como síntese da relação grupal familiar, a educação da personalidade como foco fundamental de sua atividade. Conclui-se, então, que a organização da atividade educativa no seio familiar é prenúncio das possibilidades da formação crítica para a atividade social dos indivíduos como sujeitos das transformações sociais necessárias ao desenvolvimento cultural.Palavras-chave: Educação. Personalidade. afetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.