Reformas da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008)

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Autores

  • Estela Natalina Mantovanni Bertoletti UEMS/UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.638

Resumo

Este texto apresenta e socializa pesquisa de pós-doutorado vinculada à UNESP/Araraquara, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul e tem como objetivos: analisar as normatizações empreendidas nos currículos de 1º grau/ensino fundamental prescritos para essa disciplina no estado em questão, desde 1977 – ano de criação do estado – até 2008 – ano de publicação do mais recente documento oficial para esse ensino no estado, para compreender essa história do ponto de vista oficial. Para isso, forma eleitos como corpus documentos oficiais que normatizam o ensino de língua portuguesa no estado de Mato Grosso do Sul para, por meio da análise da configuração textual desses documentos, alcançar os objetivos propostos. Trata-se de pesquisa histórica em Educação que segue a tendência teórico-metodológica nomeada História Nova/História Cultural que concebe a escola dotada de uma cultura própria e as disciplinas, uma das produções ou criações próprias da escola.

Palavras-chave: Língua Portuguesa: história. Língua Portuguesa: ensino. Língua Portuguesa: disciplina

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Publicado

05-10-2010

Como Citar

Bertoletti, E. N. M. (2010). Reformas da disciplina língua portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(2), 55–68. https://doi.org/10.26514/inter.v1i2.638