Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação Superior. Licenciaturas. Docência na Educação Básica.Resumo
Este texto atesta considerações, de natureza introdutória, sobre o dossiê temático “Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da Educação Básica”. Se configura como um ensaio teórico que, além de ponderar reflexões a respeito da formação inicial de professores no Brasil, apresenta o conjunto de textos que compõem o presente empreendimento acadêmico. Em linhas gerais, circunscreve que as licenciaturas são cursos específicos que visam a formação de professores para atuação na docência na Educação Básica. Esse aspecto legitima a pertinência das pesquisas que se reportam à formação docente, as quais se unificam ao dossiê em discussão. Afirma, entre outros aspectos, que os currículos das licenciaturas possibilitam o desenvolvimento de diferentes processos formativos, respingando na identidade do profissional formado para atuação no ensino básico. Como conclusão, alude que os cenários e os contextos de formação docente no Brasil, evidenciados no dossiê, são plurais, haja vista que discorrem sobre realidades formativas produzidas sócio e culturalmente, legitimando a impossibilidade de homogeneizar currículos e a formação inicial docente a nível nacional.
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