Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Superior. Licenciaturas. Docência na Educação Básica.

Resumo

Este texto atesta considerações, de natureza introdutória, sobre o dossiê temático “Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da Educação Básica”. Se configura como um ensaio teórico que, além de ponderar reflexões a respeito da formação inicial de professores no Brasil, apresenta o conjunto de textos que compõem o presente empreendimento acadêmico. Em linhas gerais, circunscreve que as licenciaturas são cursos específicos que visam a formação de professores para atuação na docência na Educação Básica. Esse aspecto legitima a pertinência das pesquisas que se reportam à formação docente, as quais se unificam ao dossiê em discussão. Afirma, entre outros aspectos, que os currículos das licenciaturas possibilitam o desenvolvimento de diferentes processos formativos, respingando na identidade do profissional formado para atuação no ensino básico. Como conclusão, alude que os cenários e os contextos de formação docente no Brasil, evidenciados no dossiê, são plurais, haja vista que discorrem sobre realidades formativas produzidas sócio e culturalmente, legitimando a impossibilidade de homogeneizar currículos e a formação inicial docente a nível nacional.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Referências

ANDRÉ, M.; et. al. Estado da Arte na Formação de Professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, n. 68, p. 301 – 309, 1999.

DIAS, A. M. I.; PASSOS, C. M. B. Passado e presente na formação de professores: por entre perspectivas históricas, legais e políticas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p.85-108, 2016.

DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr./jun. 2015.

GATTI, A. B. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília - DF: Editora da UNESCO, 2009.

HONÓRIO, M. G.; et al. As novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da educação básica: entre recorrências e novas inquietações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1736-1755, jul-set/2017.

MEDEIROS, E. A.; DIAS, A. M. I.; OLINDA, E. M. B. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: uma leitura histórica e político-legal. Educação em Perspectiva, v. 11, p. e020006, 9 jun. 2020.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 1028-1049, set./dez. 2018.

PIMENTA, S. G.; et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n.1, p. 15-30, mar. 2017.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da Pesquisa em Formação de Professores. Atos de Pesquisa em Educação, v.8, n.2, p. 479-499, mai./ago. 2013.

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-37.

SAVIANI, D. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 143-155, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

do Prado, J., Medeiros, E. A. de, & Araújo, O. H. A. (2021). Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 01–21. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428