Formação contínua em serviço: da construção crítica de um conceito à “reconcepção” da profissão docente
Visualizações: 721DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.646Resumo
Este artigo socializa parte dos resultados de minha pesquisa de mestrado em educação e apresenta, por meio de uma reflexão teórica, o conceito de formação contínua em serviço na tentativa de contribuir para o debate sobre formação de professores em nosso país. Para tanto, organizo este texto em três momentos: no primeiro, foco a compreensão possível sobre formação neste momento; no segundo, confronto as práticas de formação contínua com a teoria aqui eleita e, por fim, anuncio o conceito de formação contínua em serviço enquanto elemento fundante para a reconcepção da profissão docente.
Palavras-chave: Formação contínua. Reconcepção. Profissão docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.