O professor é produtor de conhecimento?

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Autores

  • Noely Costa Dias UEMS
  • Silvane Aparecida de Freitas UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.649

Resumo

Sabe-se  que  há  muita  ausência  de  embasamento  teórico  por  parte  do  professor,  falta-lhe convicção de que precisa construir seu conhecimento e, consequentemente, elaborar sua própria prática. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão teórica sobre a formação do professor, seja ele do ensino Fundamental, Médio ou Superior. Tendo em vista que o trabalho do professor, segundo Magnani (1997), não se resume apenas a conteúdos, abrange o desenvolvimento  dos modos  de  pensar,  sentir,  querer  e  agir,  para  que  o  professor  e  os  alunos possam  caminhar  na  construção  do  saber,  promovendo  uma  interação  entre  sujeito  (aluno)  e objeto (conteúdo) no processo de ensino-aprendizagem. Logo, o professor precisa ter clareza do que pretende e aonde quer chegar para determinar como, onde e quando começar  seu  trabalho, pois  o  aluno  não  é  um  ser  passivo,  é  um  sujeito  ativo  capaz  tanto  de  assimilar  teorias  como construir seu conhecimento por meio da reflexão de sua vivência cotidiana. 

 

Palavras–chave: Formação de professor. Ensino/aprendizagem. Conhecimento

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Publicado

10-09-2010

Como Citar

Dias, N. C., & de Freitas, S. A. (2010). O professor é produtor de conhecimento?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(1), 127–139. https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.649