O professor é produtor de conhecimento?
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https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.649Resumo
Sabe-se que há muita ausência de embasamento teórico por parte do professor, falta-lhe convicção de que precisa construir seu conhecimento e, consequentemente, elaborar sua própria prática. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão teórica sobre a formação do professor, seja ele do ensino Fundamental, Médio ou Superior. Tendo em vista que o trabalho do professor, segundo Magnani (1997), não se resume apenas a conteúdos, abrange o desenvolvimento dos modos de pensar, sentir, querer e agir, para que o professor e os alunos possam caminhar na construção do saber, promovendo uma interação entre sujeito (aluno) e objeto (conteúdo) no processo de ensino-aprendizagem. Logo, o professor precisa ter clareza do que pretende e aonde quer chegar para determinar como, onde e quando começar seu trabalho, pois o aluno não é um ser passivo, é um sujeito ativo capaz tanto de assimilar teorias como construir seu conhecimento por meio da reflexão de sua vivência cotidiana.Palavras–chave: Formação de professor. Ensino/aprendizagem. Conhecimento
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