A involução da Educação Ambiental no currículo das escolas da rede estadual de ensino do Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.6494

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo escolar, Trabalho pedagógico, Currículo da Rede Estadual Paranaense

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que analisou como a Educação Ambiental se apresenta no currículo das escolas públicas estaduais do Estado do Paraná, pois se reconhece a importância deste tema para a formação de cidadãos críticos em relação as questões que envolvem a relação ser humano-sociedade e ambiente. O estudo analisa a forma como se configura a Educação Ambiental no currículo das escolas da rede pública estadual paranaense e busca identificar possíveis retrocessos no que tange a aspectos relacionados com as especificidades deste trabalho pedagógico. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e de natureza interpretativa. A análise dos dados foi feita seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva. Nos resultados, observou-se que a Educação Ambiental, mesmo com todo amparo legal, vem sendo negligenciada na formulação de documentos orientadores do currículo escolar. Além disso, tais orientações fomentam uma abordagem tradicional, naturalista e conservadora. Na contramão dessa perspectiva, torna-se cada vez mais urgente consolidar um currículo escolar fundamentado em abordagens teórico-epistemológicas críticas, emancipatórias e transformadoras, com vista a formação da cidadania, considerando os aspectos sociais, éticos, econômicos, políticos, tecnológicos e culturais que envolvem este processo.

Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); Graduado em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Especialista em Educação Especial Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima - coordenado por Alfredo Pena-Vega do Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França

Marilia Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) da UFPR desde 2012. É pesquisadora associada do "centre de recherche en éducation et formation relatives à l'environnement et à l'écocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). Membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. Membro da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2013-2015)

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Publicado

18-02-2025

Como Citar

Marques, R., Pedroso, D. S., & Campos, M. A. T. (2025). A involução da Educação Ambiental no currículo das escolas da rede estadual de ensino do Estado do Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 71–91. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.6494