Educação para o bem público na universidade brasileira

Qual a percepção dos estudantes?

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6533

Palavras-chave:

Educação superior, Formação para o bem público, Enade

Resumo

Com a ampliação do entendimento de desenvolvimento das nações para além de aspectos econômicos, a formação para o bem público passou a ser importante elemento da missão da educação superior no mundo. Todavia, especialmente em países extremamente desiguais e em que movimentos políticos conservadores ganham força, uma formação de profissionais com valores de cidadania, com senso crítico e com responsabilidade social pode contribuir decisivamente para o avanço da democracia e da justiça social. Considerando que tal realidade está presente no contexto brasileiro, com base em dedução lógica entre a literatura sobre Public-good professionalism de Walker e McLean, e evidência empírica sobre a percepção dos graduandos participantes do Enade, busca-se demonstrar como está a formação para o bem público na educação superior brasileira, desde o ponto de vista dos acadêmicos. Os resultados permitem argumentar que tal formação ocorre de modo distinto entre diferentes carreiras e áreas do conhecimento. Esta discrepância deixa evidente que o sistema de educação superior no Brasil não está contribuindo de modo amplo com a formação para o bem público, em desacordo com o preconizado nas diretrizes curriculares nacionais.

Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Graduada em Serviço Social (UCS), Mestre em Educação (UPF) e Doutora em Sociologia (UFRGS).

Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Graduado em Ciência da Computação (UPF), Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) e Doutor em Educação (UFRGS).

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Fioreze, C., & Bertolin, J. C. G. (2023). Educação para o bem público na universidade brasileira: Qual a percepção dos estudantes?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 468–485. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6533