Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque
Visualizações: 254DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546Palavras-chave:
Metodologia da matemática, Didática, Ensino primárioResumo
Esta pesquisa tem por objetivo fornecer uma análise de alguns dos livros da Didática da Matemática que surgiram durante a segunda metade do século XX. A investigação privilegiou a análise da obra Metodologia da Matemática, publicada em 1954, da professora Irene de Albuquerque. A análise do livro foi feita a partir da cópia digital obtida no Repositório de Conteúdo Digital do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo construído pelo GHEMAT-Brasil. Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostra que a autora apresenta um conjunto de recomendações e sugestões “dicas” para serem seguidas pelos professores em seu trabalho docente, especialmente no ensino da aritmética na escola primária. Ações que também foram subsidiadas com investigações produzidas por outros autores.
Palavras chaves: Metodologia da matemática. Didática. Ensino primário.
Referências
ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da Matemática. Editora Conquista, 2 ed. RJ, 1954.
BORGES R., SOUZA E., DUARTE A. Formação de Professores que ensinam Matemática:estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 179-204, 2020.
CARNEIRO, R. S. & PINTO, N. B. Saberes para ensinar na obra Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque. Vidya, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 397- 413, jul./dez., 2019.
CMEB/ISERJ. Ficha funcional de Irene de Albuquerque, 1952, RJ. Disponível em: https://bit.ly/2NK1nBU.
GREGORIO, Janine marques da Costa; COSTA, David Antonio da. Matemática para ensinar
noção de número e contagem vista no manual metodologia da matemática (1964). HISTEMAT- Revista de História da Educação Matemática Sociedade Brasileira de História da Matemática, ano 5, n. 3, 2019.
GURGEL, P. Professores-normalistas do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960): Um estudo sobre trajetórias profissionais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016.
SANTOS, EDILENE SIMÕES COSTA DOS; FRANÇA, DENISE MEDINA DE ALMEIDA. O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 186-212, abr./jun., 2019.
SILVA, A. P da. O Embate entre a Pedagogia Tradicional e a Educação Nova: Políticas e
Práticas Educacionais na Escola Primária Catarinense (1911-1945). IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
SILVA, V. Uma história das leituras para professores análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista brasileira de história da educação n° 6 jul./dez. 2003.
TREVISAN, T. A. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do Estado de São Paulo (1874-1959). Tese apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
ZUIN, E. Trabalhando com as Medidas: Orientações para o Ensino Primário pelas mãos de Irene de Albuquerque, Anais do XIV Seminário Temático, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.