Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546

Palavras-chave:

Metodologia da matemática, Didática, Ensino primário

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo fornecer uma análise de alguns dos livros da Didática da Matemática que surgiram durante a segunda metade do século XX. A investigação privilegiou a análise da obra Metodologia da Matemática, publicada em 1954, da professora Irene de Albuquerque. A análise do livro foi feita a partir da cópia digital obtida no Repositório de Conteúdo Digital do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo construído pelo GHEMAT-Brasil. Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostra que a autora apresenta um conjunto de recomendações e sugestões “dicas” para serem seguidas pelos professores em seu trabalho docente, especialmente no ensino da aritmética na escola primária. Ações que também foram subsidiadas com investigações produzidas por outros autores.

Palavras chaves: Metodologia da matemática. Didática. Ensino primário.

Biografia do Autor

Gert Schubring, UFRJ

PEMAT

Instituto de Matemática

UFRJ

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Neciosup Salas, S. A., & Schubring, G. (2021). Formar em “Metodologia da Matemática”: Uma Análise do livro de Irene de Albuquerque. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6546

Edição

Seção

Artigos Temáticos