DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558Palavras-chave:
Educação matemática, Didática da matemática, BrasilResumo
Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo cujo objetivo é investigar os meios usados para formar professores de Matemática no Brasil, durante a segunda metade do século XX, de forma a qualificar esses futuros profissionais no exercício do magistério, particularmente nas técnicas metodológicas do ensino de Matemática. Para tal, foram selecionados alguns livros da Didática da Matemática desse período. A investigação aqui apresentada privilegiou a análise daobra Didática da Matemática, publicada em 1960, de João Gabriel Chaves.Como fonte, usou-se uma cópia impressa desse livro, publicado pela CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário). Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostraque o autor apresenta uma real preocupação em capacitar os professores, tanto em termos de conhecer melhor os alunos (características da faixa etária), como também em termos de saber as possíveis técnicas e formas de se ensinar a Matemática para melhorar sua compreensão. Para o autor, é fundamental que a aprendizagem seja prazerosa e tenha significado para o aluno, para que possa ser efetiva.
Palavras chaves:Didática da Matemática. CADES.Técnica. Aprendizagem.
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