DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558

Palavras-chave:

Educação matemática, Didática da matemática, Brasil

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo cujo objetivo é investigar os meios usados para formar professores de Matemática no Brasil, durante a segunda metade do século XX, de forma a qualificar esses futuros profissionais no exercício do magistério, particularmente nas técnicas metodológicas do ensino de Matemática. Para tal, foram selecionados alguns livros da Didática da Matemática desse período. A investigação aqui apresentada privilegiou a análise daobra Didática da Matemática, publicada em 1960, de João Gabriel Chaves.Como fonte, usou-se uma cópia impressa desse livro, publicado pela CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário). Este estudo faz parte da disciplina de Tópicos Especiais em História da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Gert Schubring. A análise mostraque o autor apresenta uma real preocupação em capacitar os professores, tanto em termos de conhecer melhor os alunos (características da faixa etária), como também em termos de saber as possíveis técnicas e formas de se ensinar a Matemática para melhorar sua compreensão. Para o autor, é fundamental que a aprendizagem seja prazerosa e tenha significado para o aluno, para que possa ser efetiva.

 

Palavras chaves:Didática da Matemática. CADES.Técnica. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Colégio Pedro II/ Rio de Janeiro

Professora de Matemática formada pela PUC-RJ (Licenciatura, 1989, Bacharelado, 1990), com Mestrado em Matemática (tese O Conceito de Função: Aspectos Históricos e Dificuldades Apresentadas por Alunos na Transição do Segundo para o Terceiro Grau, PUC-RJ, setembro / 1994). Doutoranda do PEMAT (Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática) da UFRJ (Departamento de Matemática) desde 2020. Formada também em Licenciatura em Inglês pelo TTT (Curso de Formação de Professores, IBEU, 1994). Completou, também, o curso de Español no FISK (2014). Leciona Matemática desde 1988, tendo já trabalhado na PUC-RJ, CEL (Centro Educacional da Lagoa), Colégios Princesa Izabel, Benett e Sagrado Coração de Maria. É professora (desde 1992) do Colégio Pedro II. Foi coordenadora pedagógica de Matemática do Campus São Cristóvão III de 2004 a 2018. Foi coordenadora geral do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II de 2018 (fevereiro) a 2019 (dezembro). Prestou diversos concursos públicos para o cargo de professor de Matemática, sendo aprovada em todos: Estado (1990, 2o lugar), Município (1992, 7o lugar), Pedro II (1992-1o lugar, 1994-3o lugar, 2008-2o lugar) ) Participou de bancas de correção e preparação de provas de concursos para admissão de alunos aos colégios CEL e Pedro II (2000, 2002, 2004, 2005, 2006, 2008, 2013, 2017 e 2019) e também correção de provas de vestibulares (CESGRANRIO- 1990, UERJ-1994, UFRJ-1996). Participou de banca de concurso público para admissão de professores (de Matemática) ao colégio Pedro II (2013 e 2019). Participou de banca de concurso público para admissão de técnicos ao colégio Pedro II (2018,2019). É co-orientadora de estagiários de Prática de Ensino na CSC III. Já participou de diversos congressos e cursos de atualização na área de Ensino de Matemática. Participa atualmente do Complexo de Formação de Professores, em conjunto com equipe da UFRJ e outros institutos federais.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Baccar, M. H. M. M. (2021). DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE JOÃO GABRIEL CHAVES NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6558

Edição

Seção

Artigos Temáticos