O Parfor e o trabalho docente nas zonas rurais do interior do Amazonas

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6580

Palavras-chave:

Educação no Campo. Itamarati-AM. PARFOR. Políticas Públicas. Trabalho docente.

Resumo

Esse trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no município de Itamarati-AM, com alunos cursistas da Licenciatura em Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o PARFOR, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ele objetivou analisar as realidades vivenciadas pelos alunos-professores em suas práticas docentes, bem como realizar uma breve discussão sobre a legislação vigente para a educação no campo, enquanto política pública educacional. Com caráter exploratório, utilizamos como metodologia pesquisas bibliográficas e documental, também rodas de conversas e entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. O interior do estado do Amazonas apresenta especificidades nas relações de trabalho docente que beiram a crueldade, são situações precarizadas e inseguras, um retrato do descaso e da falta de fiscalização dos gastos públicos na educação pública.

Biografia do Autor

Fernanda Pinto de Aragão Quintino, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM)

Licenciatura e Bacharelado em História (UFCG); Licenciatura em Pedagogia (Facel); Especialização em Ensino de História do Brasil e da Paraíba (FIP); Especialização em Educação para os Direitos Humanos (UFPB); Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais (UFCG); Especialização em Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão (IBF); e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professora Formadora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas (SEDUC-AM) e professora colaboradora do PARFOR pela Universidade do Amazonas (UEA). E-mail: fernanda@seduc.net.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAM). E-mail: armindamourao@ufam.edu.br.

Rosimario de Aragão Quintino, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM)

Licenciatura em História (FSBB); Licenciatura em Pedagogia (Facel); Mestre em História Social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialização em História Social e econômica da Bahia (FSBB); Especialização em Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão (IBF). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM) e professor colaborador do PARFOR pela Universidade do Amazonas (UEA). E-mail: rosimarioaragao@hotmail.com.

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Publicado

23-09-2024

Como Citar

Quintino, F. P. de A., Mourão, A. R. B., & Quintino, R. de A. (2024). O Parfor e o trabalho docente nas zonas rurais do interior do Amazonas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 429–449. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6580