A fenomenologia da memória como possibilidade metodológica para pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6589

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa. Fenomenologia. Pesquisa Educacional. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

A pesquisa qualitativa fenomenológica na educação surge com o principal interesse de compreender as diversas relações heterogêneas existentes em grupos escolares. Objetiva-se exibi-la como oportunidade metodológica em uma investigação sobre a memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Considera-se a abordagem como mecanismo para compreender e descrever fenômenos ao passo que se investiga os seres humanos como sujeitos e não como objetos, entendendo as conexões e as pluralidades existentes no processo de rememorar, pois ao contrário de outros métodos científicos, ela abarca ainda, a subjetividade do pesquisador. Retratou-se a técnica de histórias de vida junto as pesquisas bibliográfica e documental para enriquecer a definição do fenômeno, no qual os procedimentos estão respaldados na garantia de não interferência das informações. Nos resultados descreve-se a análise dos dados em documentos escritos buscando convergências nas informações e interpretando as experiências, considerando-se como possibilidade de trajetória metodológica que abarque a dimensão simbólica cultural do ensino em instituições escolares.

Biografia do Autor

Elane Cristine Almeida da Silva, Instituto Federal do Acre (Ifac)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFAC/Campus Rio Branco. 

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal do Acre (Ifac)

Doutora em Ensino de Biociência e Saúde. Docente EBTT IFAC/Campus Rio Branco.

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre (Ifac)

Doutor em Ciência/Biologia Celular e Molecular. Docente EBTT IFAC/Campus Xapuri.

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Silva, E. C. A. da, Ribeiro, J. M. P., & Pereira, R. dos S. (2024). A fenomenologia da memória como possibilidade metodológica para pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 49–68. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6589