SABER PROFISSIONAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL
Visualizações: 250DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6622Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Fundamental, Formação do Professor, Desenvolvimento Profissional, CurrículoResumo
Resumo: O estudo tem por objetivo discutir como são tratados os conhecimentos matemáticos na formação de professores para o ensino fundamental e implicações para a história do saber profissional. O interesse pela pesquisa se deve à atuação dos autores nesta instância de formação e pela inserção em Grupo de Pesquisa sobre a temática. Envolve pesquisa bibliográfica e análise documental acerca da organização curricular e dos projetos pedagógicos de cursos de formação de professores para o ensino fundamental. Nota-se relativo descaso com a formação matemática para atuação no ensino fundamental, o que se manifesta desde a escassez da carga horária destinada à disciplina. Resultados indicam que o foco da formação deve ser a base histórico-lógica do conhecimento matemático que busca na história do conceito a dinâmica de sua criação. Não tem sido assim na formação de professores que ensinam Matemática: a organização dos programas de ensino tem a marca da sequenciação lógica, sem preocupação maior com o ponto de vista do sujeito que aprende. Por isso, os cursos de formação precisam considerar que ter a história como referência no ensino não significa mera reprodução, mas possibilitar o recurso ao desenvolvimento do conceito como uma maneira de apreendê-lo.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino Fundamental; Formação do Professor; Desenvolvimento profissional; Currículo.
Referências
ALFREDO, Francisco C; TORTELLA Jussara Cristina B. Formação de professores em Angola: o perfil do professor do ensino básico. EccoS Revista Científica, núm. 33, enero-abril, 2014, pp. 125-142.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. 4. Ed. Lisboa, Gradiva, 2.002.
CARVALHO, Dione L. de. Metodologia do ensino de matemática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARDOSO, Ermelinda Monteiro S; FLORES, Maria A. A formação inicial de professores em Angola: problemas e desafios. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009.
CHIMUCO, Sandra Marisa N. A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades - Institutos Médios Normais de Educação de Benguela. 2014 (Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular).
DAVIDOV, Vasili V. Tipos de generalización em la ensenãnza. Havana, Editorial Pueblo y Educación, 1.985.
ESP-BIÉ. Projecto Pedagogico do Curso de Licenciatura em Ensino Primário, Ed. Esp-Bié, 2010
ISP-CAALA. Projecto Pedagogico do Curso de Licenciatura em Ensino Primário. Editora ISPC. 2017.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes unicamp.br>. Acesso em: 20 fev. 2021.
NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. da S.; PASSOS, Cármen L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.
OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_ internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em 02 abr. 2021.
PASSOS, Cármen Lúcia B. & NACARATO, Adair M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, 32 (94), 2018.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr., 2009.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v.9, n.1, p.07-19, jan/jun., 2011.
SÃO PAULO (ESTADO). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE 154/2.017. Complementa Diretrizes Curriculares para a Formação de Docentes nos Cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas no estado de São Paulo. São Paulo, CEE, 2017. Disponível em http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/cons_ava.php?atos Acesso em 10/08/2021.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan. - abr. 2004.
UNEOURO. Faculdade de Ouro Preto do Oeste. 2014. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em https://faculdade.uneouro.edu.br/2020/pedagogia/. Acesso em 2 mai. 2021.
UNESC. Faculdade de Cacoal. 2015. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em https://www.unescnet.br/cacoal/graduacao/pedagogia/. Acesso em 2 jun. 2021.
UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/Pedagogia/ppp-pedagogia-ffc-atualizado.pdf Acesso em 23/08/2021.
UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes. Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2016. Disponível em http://www.deced.arq.unir.br/ Acesso em: 2 jun. 2021.
UNIR. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2008. Disponível em http://www.depedrm.unir.br/ Acesso em: 2 jun. 2021.
UKB. Instituto Superior de Ciências de Educação. 2008/2009. Disponível em https://iscedbenguela.org// Acesso em: 03 jul. 2021.
VALENTE, Vagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos. Os saberes profissionais do Professor de Matemática: contribuições da História da Educação Matemática. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, MG, v. 1, p. 51-64, jul./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.