Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623Palavras-chave:
Matemática, Educação Matemática, Currículo, Formação de ProfessoresResumo
A formação de professores de Matemática no Norte de Minas Gerais, nos anos 1960, foi realizada a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Este artigo propõe analisar o Currículo de Matemática na Formação de professores, entre os anos de 1968 e 1978, no primeiro curso superior de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FAFIL), localizada na cidade de Montes Claros (MG). O fundamento teórico metodológico baseia-se nas concepções de currículo buscando articular a Educação Matemática e a Formação de Professores. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professores do Curso de Matemática da instituição mencionada, no período alvo da pesquisa, a análise foi subsidiada pela revisão de literatura. Entre os principais resultados, destaca-se que no currículo praticado para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática no norte de Minas Gerais, entre 1968 e 1978, eram privilegiados dois tipos de formação: um conteudista e outro mesclado por conhecimentos articulados ao ensino e à aprendizagem, à Matemática, à Educação e à Escola. Conclui-se que à época predominava uma concepção de currículo calcada no rigor, atribuindo o ensino e a aprendizagem da Matemática a pessoas bem dotadas.
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