Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623

Palavras-chave:

Matemática, Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores

Resumo

A formação de professores de Matemática no Norte de Minas Gerais, nos anos 1960, foi realizada a partir de demandas da legislação educacional e de interesses políticos e econômicos. Este artigo propõe analisar o Currículo de Matemática na Formação de professores, entre os anos de 1968 e 1978, no primeiro curso superior de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FAFIL), localizada na cidade de Montes Claros (MG). O fundamento teórico metodológico baseia-se nas concepções de currículo buscando articular a Educação Matemática e a Formação de Professores. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professores do Curso de Matemática da instituição mencionada, no período alvo da pesquisa, a análise foi subsidiada pela revisão de literatura. Entre os principais resultados, destaca-se que no currículo praticado para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática no norte de Minas Gerais, entre 1968 e 1978, eram privilegiados dois tipos de formação: um conteudista e outro mesclado por conhecimentos articulados ao ensino e à aprendizagem, à Matemática, à Educação e à Escola. Conclui-se que à época predominava uma concepção de currículo calcada no rigor, atribuindo o ensino e a aprendizagem da Matemática a pessoas bem dotadas.

Biografia do Autor

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação (UFMG/MG). Realiza Estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Desenvolve pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores.

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação (UNIMEP/SP). Realiza Estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Desenvolve pesquisas sobre Currículo, Educação Matemática e Formação de Professores.

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Castro e Almeida, S. P. N. de, Santos, F. A. dos, & de Macêdo, J. A. (2021). Formação do professor de Matemática: um olhar para o norte de Minas Gerais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6623

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