Transformação social, dialogicidade e inacabamento: um olhar à luz dos pressupostos freireanos nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6628

Palavras-chave:

Paulo Freire. Pedagogia. Formação de Professores.

Resumo

Paulo Freire é um dos autores brasileiros mais reconhecidos em razão de suas importantes contribuições à educação. O referencial freireano pode contribuir a formação de professores e professoras, todavia, as práticas docentes de pedagogos e pedagogas nem sempre estão alinhadas aos seus pressupostos. Em vista disso, este estudo tem como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de três instituições públicas do estado do Rio Grande do Sul e identificar pressupostos freireanos presentes nesses documentos. Foi utilizada a Metodologia da Análise Textual Discursiva e discutidas as categorias a priori: i) inacabamento; ii) dialogicidade; e, iii) transformação social.  Identificou-se uma preocupação pelos cursos em formar pessoas cientes de sua condição ontológica de inconclusão. Além disso, foram evidenciadas discussões sobre criticidade, problematização e diálogo - essenciais para uma práxis docente em consonância com a educação libertadora, a qual tem como pretensão gerar a transformação social. De modo geral, considera-se que o presente estudo contribuiu para identificar a presença de elementos pertencentes a matriz educacional freireana nos documentos, no entanto, esses não possuem um aprofundamento teórico, tampouco, uma sistematização de quais são os referenciais que os balizam.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. É integrante do  Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando, principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências. 

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD. 

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Publicado

23-09-2024

Como Citar

Pereira, D. N., & Muenchen, C. (2024). Transformação social, dialogicidade e inacabamento: um olhar à luz dos pressupostos freireanos nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 450–468. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6628