Transformação social, dialogicidade e inacabamento: um olhar à luz dos pressupostos freireanos nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6628Palavras-chave:
Paulo Freire. Pedagogia. Formação de Professores.Resumo
Paulo Freire é um dos autores brasileiros mais reconhecidos em razão de suas importantes contribuições à educação. O referencial freireano pode contribuir a formação de professores e professoras, todavia, as práticas docentes de pedagogos e pedagogas nem sempre estão alinhadas aos seus pressupostos. Em vista disso, este estudo tem como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de três instituições públicas do estado do Rio Grande do Sul e identificar pressupostos freireanos presentes nesses documentos. Foi utilizada a Metodologia da Análise Textual Discursiva e discutidas as categorias a priori: i) inacabamento; ii) dialogicidade; e, iii) transformação social. Identificou-se uma preocupação pelos cursos em formar pessoas cientes de sua condição ontológica de inconclusão. Além disso, foram evidenciadas discussões sobre criticidade, problematização e diálogo - essenciais para uma práxis docente em consonância com a educação libertadora, a qual tem como pretensão gerar a transformação social. De modo geral, considera-se que o presente estudo contribuiu para identificar a presença de elementos pertencentes a matriz educacional freireana nos documentos, no entanto, esses não possuem um aprofundamento teórico, tampouco, uma sistematização de quais são os referenciais que os balizam.
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