Diário de Aula no Ensino Remoto:
possibilidade para um ensino humanizador em tempos de pandemia
Visualizações: 41DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6629Palavras-chave:
Ensino remoto. Diário de aula. Ensino humanizador.Resumo
Ao considerarmos a relevância de um ensino humanizador em tempos de pandemia, o presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa (Moreira, Caleffe, 2006), tem como objetivo descrever e analisar narrativas de um diário de aula (Zabalza, 2004) escritas no ano de 2020, em que relatam experiências do professor na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, o foco do estudo está centrado nas narrativas do diário que se vinculam a três educandos, em que se destacam alguns aspectos: a linguagem corporal do educando no ensino remoto; o reflexo da pandemia no emocional, como a vivência do luto e do distanciamento social; o agravamento das dificuldades econômicas e problemas sociais. As análises evidenciam que o diário de aula pode contribuir para que o professor desenvolva um olhar mais específico sobre a realidade do educando, que reflita sobre a sua práxis (Freire, 1980) e, consequentemente, desenvolva uma prática humanizadora.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2020a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília: Diário Oficial da União, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006. Acesso em: 30 mar. 2021.
BRASIL. Projeto de Lei 3477, de 18 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, aos alunos e professores da educação básica pública. Câmera dos Deputados, Brasília, DF, 2 jul. 2020c. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/vetos/-/veto/detalhe/14045. Acesso em: 30 mar. 2021.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Questões de Ética na Pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem e Ensino, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 101-122. 2005.
CERICATO, Itale Luciane; SILVA, Jorge Luiz Barcellos. Educação e formação em tempos e cenários de pandemia: entrevista com Magali Aparecida Silvestre. Olhares, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 3-14, ago. 2020.
DATAFOLHA. Educação não presencial. Instituto de Pesquisa Datafolha. Brasil, jun. 2020. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-06/apresentacao_17_06_revisada_assessorias_estados.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
LEVY, Lia. O dualismo cartesiano. LEVY, Lia. In: Altmann Sílvia; Wolf, Eduardo. (orgs.). Lições de história da Filosofia. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Cultura; Editora da Cidade, 2010. p. 86-109.
LONDRINA. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político-Pedagógico: Escola Municipal Zumbi dos Palmares. Londrina: SME, 2017.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
OLIVEIRA, Regiane. “As escolhas que fizemos para as crianças foram terríveis”: um ano de ensino remoto no Brasil. El País, São Paulo, 22 mar. 2021. Educação, p. 1. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2021-03-22/as-escolhas-que-fizemos-para-as-criancas-foram-terriveis-o-balanco-de-um-ano-de-ensino-remoto-no-brasil.html. Acesso em: 23 mar. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SERRANO, Layane. “Não vai ser possível acelerar a vacinação em abril”, diz ex-coordenadora do PNI. CNN Brasil, São Paulo, 3 abr. 2021. Saúde, p. 1. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/03/nao-vai-ser-possivel-acelerar-a-vacinacao-em-abril-diz-ex-coordenadora-do-pni. Acesso em: 3 abr. 2021.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18 ed. São Paulo: contexto, 2020.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe, estima o Unicef. Comunicado de imprensa, Brasil, 23 mar. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-america-latina-e-caribe. Acesso em: 24 dez. 2020.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. 2. ed. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.