Diário de Aula no Ensino Remoto:

possibilidade para um ensino humanizador em tempos de pandemia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6629

Palavras-chave:

Ensino remoto. Diário de aula. Ensino humanizador.

Resumo

 Ao considerarmos a relevância de um ensino humanizador em tempos de pandemia, o presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa (Moreira, Caleffe, 2006), tem como objetivo descrever e analisar narrativas de um diário de aula (Zabalza, 2004) escritas no ano de 2020, em que relatam experiências do professor na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, o foco do estudo está centrado nas narrativas do diário que se vinculam a três educandos, em que se destacam alguns aspectos: a linguagem corporal do educando no ensino remoto; o reflexo da pandemia no emocional, como a vivência do luto e do distanciamento social; o agravamento das dificuldades econômicas e problemas sociais. As análises evidenciam que o diário de aula pode contribuir para que o professor desenvolva um olhar mais específico sobre a realidade do educando, que reflita sobre a sua práxis (Freire, 1980) e, consequentemente, desenvolva uma prática humanizadora.

 

Biografia do Autor

Poliana Rosa Riedlinger Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestra e doutoranda em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem -PPGEL da Universidade Estadual de Londrina/Paraná. Professora de Língua Portuguesa e Educação Física na Educação Básica.

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Publicado

31-10-2024

Como Citar

Riedlinger Soares, P. R. (2024). Diário de Aula no Ensino Remoto: : possibilidade para um ensino humanizador em tempos de pandemia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 469–486. https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6629