O campo conceitual multiplicativo no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental

uma análise das competências e habilidades inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

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DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6630

Resumo

Objetivamos com o presente artigo analisar as competências e habilidades relacionadas ao campo conceitual multiplicativo inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Face o marco teórico de referência, realizamos um estudo descritivo-analítico, de natureza documental e abordagem qualitativa da heurística curricular da BNCC, enfatizando a organização das competências conceituais específicas dos objetos do conhecimento, competências e habilidades referentes a área de conhecimento da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental subjacentes ao âmbito do campo conceitual multiplicativo. Os resultados evidenciam uma progressividade conceitual que ao longo das respectivas fases da etapa da Educação Básica em questão, envolve noções multiplicativas basilares de multiplicação aditiva e divisão parte/todo e medida, que representam uma primeira filiação conceitual, às algorítmicas matemáticas das operações de multiplicação e divisão, o que reforça a concepção de que a construção do conhecimento atua como um processo dialético e contínuo de filiações e rupturas de conceitos.

Biografia do Autor

Jorge Williams Cunha Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA)

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.

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Publicado

09-07-2024

Como Citar

Cunha Ferreira, J. W., & Viana Nunes, J. M. (2024). O campo conceitual multiplicativo no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das competências e habilidades inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 69–85. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6630