O campo conceitual multiplicativo no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental
uma análise das competências e habilidades inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.6630Resumo
Objetivamos com o presente artigo analisar as competências e habilidades relacionadas ao campo conceitual multiplicativo inerentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Face o marco teórico de referência, realizamos um estudo descritivo-analítico, de natureza documental e abordagem qualitativa da heurística curricular da BNCC, enfatizando a organização das competências conceituais específicas dos objetos do conhecimento, competências e habilidades referentes a área de conhecimento da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental subjacentes ao âmbito do campo conceitual multiplicativo. Os resultados evidenciam uma progressividade conceitual que ao longo das respectivas fases da etapa da Educação Básica em questão, envolve noções multiplicativas basilares de multiplicação aditiva e divisão parte/todo e medida, que representam uma primeira filiação conceitual, às algorítmicas matemáticas das operações de multiplicação e divisão, o que reforça a concepção de que a construção do conhecimento atua como um processo dialético e contínuo de filiações e rupturas de conceitos.Downloads
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