Formação continuada de professores da educação básica em tempos de pandemia da Covid-19
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6633Palavras-chave:
Políticas educacionais, Educação básica, Formação continuada do professorResumo
Este estudo analisa os pressupostos das políticas de formação continuada de professores de redes municipais de ensino do estado do Espírito Santo em contexto de pandemia da Covid-19. De natureza qualitativa e exploratória, faz uso de entrevistas a gestores educacionais sobre os efeitos do período pandêmico na formação continuada, condição constitutiva do desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicam a combinação da racionalidade técnica-instrumental e praticista com o gerencialismo, o controle do trabalho do professor por meio das tecnologias digitais, a falta de condições objetivas para trabalho remoto, a presença da parceria público-privada nos processos formativos pela adoção de plataformas digitais, materiais didáticos e cursos online, e a perspectiva de desinstitucionalização da docência e da formação, reduzida à qualificação profissional apartada de sua politicidade. Evidencia-se políticas de formação de professores que valorizem a experiência profissional-pessoal e a escola como espaço para a formação, a parceria com as instituições de ensino superior públicas e o debate atual sobre as políticas de formação de professores no Brasil.Referências
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